Sábado, 30 de Abril de 2011
Melhores bailarinos de hip-hop em competição no Porto este fim-de-semana
É uma espécie de Campeonato da Europa, não de futebol, mas de Hip-Hop, que este fim-de-semana traz ao Porto cerca de 600 bailarinos de 40 nacionalidades diferentes para a Eurobattle 2011, onde proibido é estar parado.

Qualquer metro quadrado é suficiente para treinar. Há pés a voar à altura das cabeças dos que passam, mãos a limpar o chão, que durante este fim-de-semana não terá pitada de pó.

Anormal é estar em posição vertical. O balanço sente-se em todo lado do Cace Cultural do Porto e nem é preciso estar de olhos abertos. A música, debitada nas potentes colunas, faz mexer qualquer corpo mais estático.

«Este é um dos maiores eventos do mundo. Estão cá mais de 600 participantes a representarem 40 nacionalidades diferentes para disputarem batalhas de dança em puro free style», afirma Max Oliveira, director artístico do evento e membro dos «Momentum Crew».

Tal como no futebol ou em qualquer modalidade o objectivo aqui é pontuar. O relvado é a pista, a bola o corpo humano, os árbitros são o júri internacional. A «battle» é jogada sem armas e ao som da música. Max Oliveira explica

«As batalhas funcionam com um júri e duas equipas de cada lado que vão dançando alternadamente. Os dançarinos, sem conhecerem a música que o dj está a passar, de forma improvisada vão tentar provar que são os melhores. É como o futebol sem bola, neste caso é uma luta sem armas, sem tocar no adversário é lutar a dançar de uma forma digna e respeitosa».

Nesta sétima edição da Eurobattle são cinco os estilos em competição: Bboying, Bgirling, Hip Hop New Style, Locking e Popping. Neste abecedário da cultura Hip-Hop, o «prof» Max descodifica a mensagem.

«Locking é uma modalidade que se dança com funk old school, com músicas de James Brown a Aretha Franklim. Dançam a enrolar pulsos, a apontar dedos e com o movimento do «lock». É uma dança muito específica», decifra.

«Popping é aquela contração mecânica que muita gente chama de robótica. Beboyng são pessoas que fazem o chamado breakdancing e New style é uma modalidade que se dança ao som do hip hop ao estilo atual», atestou.

Do carismático e problemático bairro do Bronx de Nova Iorque, Alien Ness traz toda a sua experiência nas diferentes modalidades e dá nome a um júri composto por elementos da Rússia, Coreia e França.

«Eu gosto de ver equipas com balanço, onde cada membro consegue ser multidisciplinar, manter o ritmo e não apresentar apenas um elemento particular na dança ou apenas um estilo. Gosto da musicalidade, da técnica, da agressividade, gosto do respeito», afirmou o júri nova-iorquino.

Alien Ness é uma espécie de José Mourinho do Hip-Hop. Vive da dança e tem um divida para com ela.

«Hip hop é a última hipótese que deus nos dá para nós seguirmos um rumo. Foi o melhor que me podia ter acontecido», assegurou.

Entre os participantes, Titãs dos «Spartans Crew», é com 12 anos um dos dançarinos mais novos a participar no evento

«Meti-me nesta vida quando entrei para uma escola para saber dançar e depois gostei e comecei a dedicar-me ao Bboying».

Segundo Max Oliveira, «Portugal está muito bem representado, pois tem finalistas em todas as modalidades», e que tentarão arrecadar os prémios monetários na ordem entre os 10 e 15 mil euros, distribuídos pelas diferentes categorias em competição.

 

Via Sol

 



olhar para o mundo às 15:27 | link do post | comentar

Artigos recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

Arquivo

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Arquivado em

todas as tags



comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links


blogs SAPO
subscrever feeds