Quarta-feira, 28 de Setembro de 2011
O Trama 2011 vai sair de Serralves e espalhar-se pela cidade do Porto
O Trama 2011 vai sair de Serralves e espalhar-se pela cidade do Porto (DR)

Haverá concertos, performances, dança, instalações, cinema, teatro, conferências, e até uma corrida de carros telecomandos sobre uma pista de vinil... Será assim na sexta edição do festival Trama, que vai decorrer de 13 a 16 de Outubro em vários espaços – convencionais uns, outros nem tanto – da cidade do Porto. “Gostava que o Porto fosse uma cidade tramada”, disse hoje João Fernandes, director artístico do Museu de Serralves, na apresentação do programa deste festival que já ganhou raízes e deixou marcas no calendário urbano portuense.

Como tem acontecido nas edições anteriores, o Trama 2011 vai sair dos muros de Serralves e mostrar as potencialidades cénicas, e mesmo dramáticas, de múltiplos lugares na Baixa portuense, da estação de S. Bento ao Museu Militar, do Ateneu Comercial à Livraria Latina, do Hotel D. Henrique à Faculdade de Belas Artes e de Letras, do Passos Manuel ao Lofte e também ao espaço público... Ao todo, estarão em cena 37 projectos reunindo 92 participantes de 18 nacionalidades; uma trama de experiências estéticas singulares e colectivas que as programadoras Cristina Grande a Rita Castro Neves apresentam como “uma conspiração de artistas, que acrescenta cidade à cidade”.

O programa abre ao final da tarde (19h00) do dia 13, no auditório da Faculdade de Belas Artes, com o professor, músico e artista multidisciplinar canadiano Christof Migone a fazer a conferência “Sonatic Somatic: Performances of the Unsound Body”, na exploração sonora do corpo e da linguagem; e encerra, na noite de 16 de Outubro, no Auditório de Serralves, com um prometedor concerto para 15 extintores pelo músico sueco Sven-Äke Johansson.

Entre tudo o que irá acontecer pelo meio, aqui ficam algumas notas. Na área da performance, WOL é um duo sueco (Lovisa Johansson+Wenche Tankred) que se estreia em Portugal apresentando no Porto três peças diferentes, “Wheel Barrow Poetry”, “Etude in Red” e “Cincumflex” – trabalhos sobre o tema da moda e questões de género, em performances visuais e sonoras que questionam as convenções sociais. Outro performer com presença repetida no programa será Paulo Mendes, com as intervenções “S de Saudade, Restos de Colecção”, “S de Saudade, a Tortura da Memória” e “Silêncio, ordens, preces, ameaças, elogios, censuras, razões, que querem que eu compreenda do que eles dizem”, todas elas tendo em comum o desejo de abordar os anos do Estado Novo e de “tratar o apagamento da memória da História portuguesa, e de uma sociedade que não conseguiu ainda exorcizar e libertar-se da fantasma de Salazar”, explicou hoje o artista na conferência de apresentação do Trama. 

Na música, o alinhamento começa com uma “laser performance” do australiano Robin Fox, que imerge o público numa “experiência sinestésica tridimensional”, como é descrito no programa. O já referido Sven-Äke Johansson estará igualmente várias vezes em cena, a apresentar também os projectos a solo “Tüüt” e “Wepa”, oportunidade para contactar com o momento actual da carreira de um percussionista veterano que marcou a vanguarda artística desde a década de 60. Cathy Van Eck, artista com a dupla nacionalidade holandesa e belga, apresenta “Wings” e “Hearing Sirens”, dois projectos baseados na manipulação de microfones e de altifalantes e também de mp3, envolvendo o público no espectáculo. Do Japão, o compositor, videasta e designer Chikashi Miyama traz “Angry Sparrow” e “Black Vox”, espectáculos de natureza “quasi-improvisacional” que tratam a música a partir de dispositivos electrónicos e de computadores. A alemã Andrea Neumann regressa a Serralves, onde já participou no ciclo “Improvisações/ Colaborações”, reúne-se a quatro portugueses – Ana Luísa Veloso, Diana Combo, Filipe Silva e João Martins – para um espectáculo de improvisação sonora e gestual com base num piano “desmantelado”.

Na dança, destaque para a presença do coreógrafo francês Xavier Le Roy & Guests, que apresentará “Low Pieces”, uma peça envolvida em silêncio, que questiona as próprias convenções do espectáculo e da separação palco-plateia. E a dupla luso-belga Peter Ampe & Guilherme Garrido, com “Still Standing You”, explora, com grande intensidade física, a sua própria relação enquanto artistas e homens.

Susana Mendes Silva traz de regresso a figura do famoso Repórter X/Reinaldo Ferreira, num programa que propõe uma visita guiada aos lugares portuenses deste jornalista, poeta, dramaturgo e realizador, que, no final da década de 1920, rodou nos estúdios da Invicta os filmes “Rita ou Rito?” e “Táxi 9297” – ambos serão exibidos, em conjunto com a biografia que o realizador José Nascimento dedicou, em 1986, ao autor de “Memórias de um Ex-morfinómano”.O calendário do Trama 2011 inclui ainda instalações da francesa Caty Olive (“Diacaustiques des Esprits”), da dupla portuguesa Manuela São Simão & Pedro Lopes (“Gibberish”) e do australiano Lucas Abela, naquele que poderá afirmar-se num dos momentos mais procurados do festival, com “Vinyl Rally”, “uma instalação interactiva de grande escala que cruza arte sonora, escultura, vídeo, novos media e desportos de competição”. Ou seja, num dos armazéns da Estação de S. Bento, Abela promove uma corrida de carros telecomandados – em que os espectadores poderão igualmente participar – sobre uma pista formada pelos velhos disco em vinil que Serralves tem vindo a pedir aos portuenses, e que aí têm chegado em razoável número. 

Os espectáculos do Trama terão todas acesso gratuito, à excepção dos que ocorrem à noite, cuja entrada custa cinco euros.

 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 19:30 | link do post

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds