Terça-feira, 5 de Junho de 2012

Estudo para o cenário de Paraíso, de Marlene Monteiro Freitas

Estudo para o cenário de Paraíso, de Marlene Monteiro Freitas (Foto: DR)


O Festival Materiais Diversos, dirigido pelo coreógrafo Tiago Guedes, junta nomes de Portugal e do Brasil para duas semanas de espectáculos em Setembro.

 

A quarta edição do Festival Materiais Diversos, comissariado pelo coreógrafo Tiago Guedes, já tem datas e programa. De 14 a 29 de Setembro Minde, Alcanena e Torres Novas voltam a ser invadidas por espectáculos, desta vez fortalecendo os laços entre Portugal e o Brasil, sob a égide do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.

A programação junta 14 espectáculos, 9 deles portugueses, entre os quais a nova peça da bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas que com Paraíso abre, dia 14, o festival. A coreógrafa, que apresentou uma etapa de trabalho a 19 de Abril no Centro Coreográfico de Tours, em França, diz no programa que a nova peça trabalha a partir de uma ideia de jogo com o espelho. “É um jogo sobre o que é imaginário e o atravessar da fronteira. Mas qual fronteira?”, pergunta a coreógrafa.

A mais recente criação de Sofia Dias e Vítor Roriz, Fora de qualquer presente, estreada este sábado, 2 de Junho, no Alkantara Festival, marca a segunda presença da dupla de coreógrafos que, a partir de agora passam a ser artistas associados da Materiais Diversos. 

Um outro artista associado, Martim Pedroso, mostra Penthesilia, a partir do texto de Kleist, que entrará depois em digressão nacional. A peça, apresentada como “dança solitária para uma heroína apaixonada” e “é um hino à imaturidade dos amantes”, escreve-se no programa. A abordagem dramatúrgica, assinada pelo encenador, “subverte o mito clássico de que a rainha das Amazonas morreria pela espada de Aquiles durante a guerra de Tróia”. “Na peça do dramaturgo alemão, é Aquiles quem é brutalmente desmembrado pela rainha confusa por experimentar sentimentos novos e obcecada pela conquista que a sua tradição lhe exige. Em cena, soam as vozes de uma poderosa luta entre o belo e o terrível, a razão e a emoção, a sociedade e os afectos”.

Do outro lado do Atlântico chegam os trabalhos do colectivo Foguetes Maravilha (Ninguém falou que ia ser fácil) e dos coreógrafos Denise Stutz (1 Solo em 3 Tempos), Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (Baseado em factos reais) e Christian Duarte. É este coreógrafo que apresentará Hot 100 – The Hot One Hundred Choreographers, viagem pelo discurso e universo de outros coreógrafos, num jogo criado a partir da obra de texto-painting The Hot One Hundred, do britânico Peter Davies. Explica o coreógrafo, a propósito do processo de selecção e posterior trabalho de movimento: “Talvez, a flexibilidade seja uma estratégia para lidar com a dificuldade de fazer escolhas. Talvez a flexibilidade esteja em mim, por conseguir encontrar mais de cem coreógrafos-espetáculos que considero hot ou, talvez, o meu conceito de hot seja bastante flexível. Em alguns casos, acho mais hot o coreógrafo do que a sua obra, pelo seu modo de existir, pelo conjunto do que faz ou fez, em outros casos a obra seria hot mesmo se fosse anónima.”

A programação completa-se com um espectáculo de Ana Rita Teodoro (Melte), nas ruas de Minde, um projecto de Michel Blois, Thiaré Maia, Nuno Gil e Flávia Gusmão (Dulce, realizado entre os dois países), um outro do colectivo Os Poetas do Movimento (Branca de Neve) e concertos de Miúda A2, Noiserv e Nice weather for ducks.

 

Noticia do Público



publicado por olhar para o mundo às 10:32 | link do post | comentar

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags



comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links


blogs SAPO
subscrever feeds