Segunda-feira, 21 de Março de 2011

Logotipo da campanha Censos 2011

Os Censos realizam-se de 10 em 10 anos, são obrigatórios (Lei 22/2008 de 13 de Maio) e permitem obter uma melhor noção em Portugal de quem é quem e como é. Isto porque provavelmente a Segurança Social não os consegue contar ou o Governo não aprendeu a somar as contas das pessoas que fazem Bilhetes de Identidade e o Cartão de Cidadão versus as pessoas que entram nos cemitérios, e ver quantos ainda estão por cá.
Neste texto falo problemas na linha telefónica, no site e na informação falsa colocada no RIPE.net.

 

site

 

site censos2011.ine.pt esteve offline até perto da uma da manhã conforme anunciei no meu Twitter. O mais engraçado é que no dia 20 o site estava online. Hoje, pelas 9h o site encontra-se online mas lento. É de notar que houve há uns meses um problema grave em que no dia de Eleições para a Presidência da República o estado teve problemas informáticos semelhantes. Se o Governo veio a público dizer que as pessoas responsáveis já tinham sido “despachadas”, penso que nem para despachar pessoas o Governo consegue fazer um bom trabalho. Estará talvez na hora do segundo round?

Visualização do relógio e da informação do site do Censos 2011 offline(clica na imagem para ampliar)

Uma das minhas preocupações é ter um site acessível. O facto de o ter acessível para mim, é simplesmente ter a possibilidade de navegar no site sem qualquer problema, mas que isso se estenda a qualquer tipo de deficiente que tente navegar no site: seja visual, físico, cognitivo, etc.
O Governo decidiu colocar o Símbolo da Acessibilidade na Web e ao lado o ícone do nível AA do WCAG 1.0. De notar que o WCAG 2.0, as normas mais recentes de acessibilidade, são recomendadas desde 2008. Em 2011, o INE decidiu usar algo que está obsoleto há três anos. E mesmo assim, usando um validados chamado de Examinator, encontramos erros de validação porque a página remete para um “302 found” em vez de remeter para a página que devia. Ou seja, mais um showoff do nosso Governo que tanto diz que gosta de ajudar os mais necessitados. No entanto, os problemas com ajudas técnicas continuam. Querem ajudar? Assinem a petição.

 

O telefone

 

Ontem dia 20 tentei contactar telefonicamente os Censos 2011 pelo 800 22 20 11. Escolhi uma opção e fui encaminhado para um operador. Esperei mais de meia hora a ouvir música. Quando fui ver o horário de funcionamento descobri que era só nos dias úteis. Ou seja, acho que andei a pagar uma chamada grátis desnecessariamente durante meia hora. Não entenderam? Eu explico: a chamada é grátis, não havia um aviso do horário de funcionamento e por isso, mais tarde, eu como contribuinte irei de certa forma pagar esta chamada e a incompetência do aprovisionamento de uma linha telefónica. Podia estar à espera uma hora, se calhar ia dar ao mesmo.

Hoje tentei contactar várias vezes desde as 9h da manhã, o número não se encontra disponível nem da rede fixa nem da rede móvel.

 

A falsa informação no RIPE.net

 

RIPE é a entidade Internacional responsável pela atribuição e pelo “label” dos IPs em Portugal, ou seja, é lá que obtemos a informação de quem é quem na Internet ou a quem é que um determinado IP ou uma determinada range de IPs pertence. Neste caso como sou geek, decidi ir ao RIPE pesquisar os contactos oficiais. Primeiro, fiquei realmente espantado pelo INE ter o seu próprio netblock, ou seja, um bloco de IPs só para eles. E depois,fiquei horrorizado: o contacto telefónico estava inválido. Relembro que nos domínios de Internet colocar falsas informações em domínios de Internet significa que podemos perder o domínio se o registar for muito rígido – ou as informações muito graves. Será que o INE poderá perder o seu range de IPs por isto? Claro que não. É Governo, e o Governo está imune a tudo e todos!

O facto é que continuo sem poder tirar dúvidas sobre o Censos, não é claro se o site é realmente acessível após o login porque a minha senha não funciona (daí ter que tirar dúvidas) e que uma entidade Governamental colocou falsa informação – seja por erro ou não – nos seus IPs.  Contra factos, não há argumentos. Já passaram 10 horas e meia do dia 21, o dia oficial do lançamento de algo que me parece ter sido um fracasso, tal como as Eleições. E agora a quem vamos atribuir as culpas?

 

Rui

 

Via Rui Cruz Weblog



publicado por olhar para o mundo às 13:45 | link do post | comentar

19 comentários:
De Hugo Cunha a 21 de Março de 2011 às 14:56
O problema é que os dados do nosso "grande" governo estão tão actualizados que a mesma pessoa pode estar morta e viva ao mesmo tempo... e ainda chega a votar nas eleições.


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 15:27
Caro Hugo,o censos serve para estatística de quantos somos e como vivemos e onde vivemos,etc.
Caso nao saiba existe pessoas sem BI ou sem cartão único!Simplesmente não existem,mas moram cá,logo têm que ser contados como população residente!
Quanto a essa critica de uma pessoa viva e morta ao mesmo tempo,sim de facto é de lamentar que essas situações existam,mas por vezes a culpa também tambem é dos familiares que não informam que essa pessoa morreu...Ou seja aqui se vê também um pouco da personalidade dos portugueses,caso a pessoa que morra tenha bens e dinheiro os familiares preocupam-se em tratar de tudo,caso seja um coitado sem nada sujeita-se a que ninguem trate de nada,é o país e as pessoas que nele habitam que temos!!
E agora faço-lhe uma pergunta,caso você emigrasse agora como é que o INE sabia disso??ou voce ia lá informar??Pois é...
Sejamos civicos e lutemos por um País melhor,em vez de criticar os outros e apontar o dedo sempre aos outros,todos nós somos culpados!!


De valter cardoso a 21 de Março de 2011 às 15:02
Arre que neste país nada se faz em condiçoes.
-"responder preferencialmente no dia 21" diz no envelope com senha......


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 15:17
Mas ainda não conseguiu responder???é que eu às 8h não tive qualquer tipo de problema...
O momento censitário é hoje por isso o preferencialmente,tenha calma o dia ainda não acabou e ainda tem até 10 de Abril para responder!
Tirando os relatos que vi aqui,não tenho conhecimentos de qualquer tipo de problemas com o site,muita gente que conheco ja respondeu e não tiveram problema com nada!
Cumprimentos


De valter cardoso a 21 de Março de 2011 às 15:21
Acho incrivel a falta de profissionalismo das coisas em portugal.
Além do site estar com dificuldades por menos ha 2 horas, acresce o facto do número gratis para o qual supostamente se ligaria em caso de problemas esteja OFF......
Força Portugal....vamos todos continuar a ver a bola,comer tremoços e beber imperiais,que isto das novas tecnologias so sever para os srs accionistas da PT se encherem de mais uns milhoes


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 15:34
Onde está a falta de profissionalismo??
Ainda falta até 10 de Abril(está mesmo com pressa para responder aos censos)...
Você queria um telefonista para cada habitante?Porque não tentou tirar as dúvidas com o recenseador??




De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:06
Eu compreendo a sua falta de conhecimento no assunto em questão,mas nesse caso seria melhor informar-se primeiro antes de tentar defender o indefensavel.
Como 4a frase no envelope aparece ao comum do Português -"Responda preferencialmente no dia 21 de março".
Eu parto do principio que se me pedem para responder preferencialmente no dia X eu tente fazê-lo.Ao invés de cidadaos como o sr. que esperará para o ultimo dia.
É lamentavel que se anuncie durante semanas os censos e que chegado ao dia se tenha tamanhos problemas.
Se dão ao povo português a possibilidade de preencher os questionários de dia X a dia Y devem respeitar essas datas.
Quem lhe disse a si que tenho disponibilidade para o fazer noutra altura que não esta?

P.S.-Nao dá faz-se depois..........esse infelizmente é o problema do nosso país.


De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:08
Ainda devo acrescentar que o seu comentário acerca da minha pressa para preencher o censos é simplesmente irrisório quando você proprio diz que os preencheu ás 8horas da manha....so para rir mesmo.


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 16:45
Em relação à minha falta de conhecimento,como não sabe vou-lhe disser,eu sei do que falo porque trabalho para o INE,e sim eu sei o que o envelope diz,diz responda preferencialmente dia 21 de Março,preferencialmente quer dizer para responder caso seja possivel nesse dia!(uma breve explicação do porque preferencialmente 21 de Março,se uma pessoa vier a falecer dia 22 de Março ou até 24 de Abril e não tiver respondido ao questionário,essa pessoa já influenciou a estatística porque no dia 21 estava viva e depois faleceu....)
E também pede-se que se responda nesse dia porque este é o dia censitário,e tem perguntas sobre este dia,você pode perfeitamente responder amanhã ou 10 de Abril caso queira desde que se lembre do que fez neste dia...
E como diz a seguir,não,não esperei pelo ultimo dia!
E como diz e bem dão a possibilidade de responder de x a y,ou seja de 21 de Março a 10 de Abril.Que eu saiba hoje são 21 de Março e não 11 de Abril.
Se você não tem disponibilidade para responder noutra data deveria ter informado isso ao recenseador,ou deveria ter ido à sua Junta de Freguesia responder os questionários em papel.
Em relação ao não dá faz-se depois,é um bocado incoerente visto os prazos estão estabelecidos e ainda estarmos dentro dos prazos,pelo seu comentário quem diria que ainda falta 5 semanas para acabar...e caso não saiba assim que responder pela internet o recenseador da sua área é informado, e se passar o dia 10 de Abril e ele não for informado ele tem que passar em sua casa até 24 Abril para voce preencher em papel

P.S. (de 11 de Abril a 24 Abril entregas exclusivas em papel)

Data limite de entregas dos questionário:24 de Abril

Em relação ao seu outro comentário que você acha irrisório,para já você é incoerente visto que num comentário critica-me porque diz que vou deixar para o fim e noutro critica-me porque respondi às 8h.
O facto de dizer que respondi às 8h não teve a ver com pressa,só quis dizer que não tive problemas no site em responder,e quando lhe digo que você deve estar com pressa em responder (caso não tenha percebido eu estava a ser sarcástico) não teve a ver com a pressa com que voce tentou responder(isso até prova o seu cívismo,e que eu aplaudo) mas sim a pressa com que você criticou, mesmo quando ainda estamos dentro do prazo.
Você tem todos os motivos para criticar caso não tenha conseguido responder aos questionários até dia 10 de Abril,e tinha toda a razão no que diz caso em vez de preferencialmente dissesse obrigatório,o que não é o caso.

Para concluir tem razão quando diz que o problema do País e deixar tudo para a última,mas para mim o principal problema do País é a falta de civismo e a critica fácil(sempre destrutiva), eu aplaudo todas as criticas desde que sejam construtivas, e eu aqui só vi criticas destrutivas.Já que tiveram tanta facilidade em criticar o trabalho dos outros,gostava de ver aqui alguem dar uma sujestão de como tudo isto poderia ter corrido melhor,isso sim gostaria de ver,mas como é mais fácil destruir do que criar duvido que vá aqui ver algum comentário desses.
Cumprimentos


De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:50
Amigo...podiamos estar nisto o dia todo que nada do que você possa dizer (escrever) apaga a burrada em que se encontra este primeiro dia de recenseamento geral da população.


De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:53
Deixo aqui um screen para que se veja o que aparece ao tentar ir ao site do INE.

http://img12.imageshack.us/i/censos.png/

[URL=http://img12.imageshack.us/i/censos.png/][IMG]http://img12.imageshack.us/img12/1038/censos.png[/IMG][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 17:04
Sim,sr. Valter, de facto gostaria que tudo tivesse corrido bem neste primeiro dia,lamento que não tenha corrido, mas eu não estou a tentar desculpar que as coisas não tivessem corrido bem neste primeiro dia(até já era algo todos nós previamos que pudesse acontecer devido à grande afluência que teve à mesma hora),mas o INE fez um esforço e este ano incluiu a resposta pela internet para facilitar a vida a toda a gente,a ísto chama-se evoluir,porque era muito fácil continuar só com os questionários em papel!!
O que eu critico é a critica fácil,quando ainda é,e você diz muito bem,o primeiro dia de resposta pela internet!

Se você conhecer um País que seja perfeito e onde tudo corra sempre tudo bem por favor diga-me que eu vou logo para lá...


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 15:12
Boa Tarde
Caro Rui, de facto se calhar já se estava a prever que o site iria dar problema,visto muita gente ir tentar responder nesse dia,mas caso não saiba o censos 2011 pode responder-se pela internet até 10 de Abril,sim leu bem 10 de Abril não acaba hoje....
Sim o Censos serve para ter uma ideia de quantos somos e como vivemos e quantas habitações existem,caso não saiba existem pessoas sem BI e sem cartão único,sim em Portugal existem Sem abrigos e emigrantes ilegais,e pessoas que já morreram e que pelo BI continuam vivos,e o momento censitário é dia 21 porque antes e depois desse dia morre gente e nasce gente...
Em relação ao apoio telefónico,você não estava à espera que houvesse um operador por pessoa neste país,pois não!?
O censos começou hoje não sei porque querem logo arranjar problemas onde eles não existem,e aqueles que existem,paciência,são com erros que aprendemos....
A maior parte da população portuguesa só sabe criticar tudo e todos,só sabem apontar o dedo aos outros, sejamos honestos,se o país se encontra mal,a culpa não é só do governo,a culpa é de todos!
Se nós como povo lutassemos por um País melhor muito provavelmente não estaríamos assim...
cumprimentos
Ricardo Murtinho


De Fábio a 21 de Março de 2011 às 15:56
Um comentário sem duvida inteligente! O mal deste povo é que em vez de ser solidário com os acontecimentos e tentar fazer as coisas ordeiramente e com calma (lembrei-me agora de uma noticia de que o povo japonês, mesmo perante uma tragédia tem um forte respeito pelos outros... o que em portugal é impensável, claro)!

Cá, se algo corre mal, há que apedrejar imediatamente! Enfim


De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:11
Pessoas com o seu pensamento de "não responsabilizar" foram as mesmas que arrastaram o país para o abismo onde se encontra.
Se existe algo que é pago pelo comum contribuinte e esse algo corre mal deve existir uma responzabilização dos mesmos.


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 16:54
Aqui ninguém está a disser para não responsabilizar,se no fim de tudo se vier a constatar que algo correu mal acho muito bem que se venha a concluir o que correu mal...
Só acho engraçado é critica fácil que se faz...
Já que o sr. Valter critica tanto tudo e todos,e que pelos vistos se preocupa tanto pela sociedade,gostava que me dissesse algo que você tenha feita pela sociedade??Ou você é daqueles que está sentado no sofá a criticar tudo e todos e nunca fez nada para que a sociedade evoluí-se....
Criticar é fácil...


De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:59
Concerteza que o que fiz pela sociedade foi muito mais e muito superior ao que você alguma vez pode fazer.
Podia argumentar aqui as duas campanhas de paz ao serviço da NATO ou ainda o voluntariado no sismo no irão,mas isso pouco importaria para si ou para os restantes aqui visto estarmos a falar da burrada que "VOCÊS" fizeram.Em vez de estar aqui a tentar defender o indefensavel e visto trabalhar para o INE (engraçado...nao me diga que está de férias? ou usa o computador do estado para vir a blogues defender o mesmo?) porque nao vai dar uma ajuda aos seus colegas?


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 17:14
Desde já congratulo-o por ter feito essas campanhas!
E não, não uso computadores do estado para vir a blogues defender quem quer que seja,para si eu só trabalho a partir das 18h.
E volto a frisar não estou a defender o facto de não ter corrido bem o primeiro dia,mas sim a sua critica fácil.
E sr. Valter não é o INE que está responsável pelo Site,nem pela sua manutenção,mesmo que eu quissesse dar uma ajuda não poderia visto não perceber nada de programação...
Por isso como pode ver a burrada que voce diz ter existido nem se quer foi do INE...


De Rui Silva a 21 de Março de 2011 às 18:26
èpá tb nao consigo fazer nada la no site que merd de coisa.vao trabalhar malandros


Comentar post

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags



comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links


blogs SAPO
subscrever feeds