Sexta-feira, 6 de Maio de 2011
O Serralves em Festa acontece no último fim-de-semana de Maio
O Serralves em Festa acontece no último fim-de-semana de Maio (Paulo Pimenta)

“O que há de novo é o programa, que apresenta uma constelação de desafios aos visitantes. Este Serralves em Festa abre a programação a momentos mais amplos, com mais linguagens e artistas”, disse esta quarta-feira o director do museu de Serralves na apresentação edição deste ano.

João Fernandes destacou o programa musical “extremamente forte”, com música para todos os gostos. 

“Para nós, não há diferença entre música popular e erudita”, garantiu, apontando como momentos altos a presença de um “projecto inovador” como os Gang Gang Dance, no encerramento, e da Flamenco Big Band, do saxofonista Perico Sambeat. 

Para a madrugada non-stop de Serralves, uma noite que, de acordo com João Fernandes, só é equiparável à noite de São João, o evento propõe a provocação das Chicks on Speed e “um momento especial” que está a ser projectado por J-Wow e Kalaf, dos Buraka Som Sistema. 

Na dança, o director do Museu de Serralves realçou o regresso da coreógrafa francesa Martine Pisani, com quatro apresentações de “As Far as the Eye Can Hear” ao longo do fim-de-semana, e a peça “Sideways Rain”, de Guilherme Botelho. 

E como o Serralves em Festa é um festival das artes, o circo não podia faltar naquele que é “um dos grandes momentos anuais” da Fundação, com a companhia francesa Akoreacro e o seu projecto Pffffff!, e a companhia Les Philébulistes e o seu “Arcane” a merecerem menção especial. 

Para o director do Museu de Serralves, esta é uma ocasião única para redescobrir os espaços da Fundação e para reinventar Serralves. 

“O Serralves em Festa é uma montra, uma amostra da actividade da Fundação”, resumiu a directora-geral, Odete Patrício, que definiu o evento como “uma mega-parceria que envolve muitos artistas e técnicos” e que promove um “volume muito grande de actividades”. 

Com a programação final sem estar fechada, Odete Patrício realçou o facto de o Serralves em Festa ser uma prenda que Serralves dá à comunidade. Este ano, a directora-geral da instituição espera que o sucesso da iniciativa - que mais uma vez arranca no aeroporto do Porto no dia 26 de Maio e na Baixa da cidade no dia seguinte - junto do público seja semelhante ao da edição anterior. 

“O evento, em termos de capacidade, atingiu um patamar muito elevado. No ano passado teve 102 mil visitantes, o que é um número confortável e difícil de sustentar. Por isso, se ficarmos por aí, ficaremos muito bem”, concluiu. 

Em sete edições, o Serralves em Festa contou com a presença de 3600 artistas, 495 mil visitantes, dos quais 94 mil foram estrangeiros, num total de 1500 eventos.

Homenagem a João Paulo Seara Cardoso 

A oitava edição do Serralves em Festa homenageia João Paulo Seara Cardoso com a apresentação de “Make Love Not War”, a última produção do fundador do Teatro das Marionetas do Porto. 

“O João Paulo foi uma das pessoas que fundou o teatro no Porto e foi um cúmplice da primeira hora do Serralves em Festa”, recordou o director do Museu de Serralves. 

João Fernandes referiu que a inclusão de “Make Love Not War”, em parceria com o FITEI-Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, na programação do Serralves em Festa é uma forma da Fundação “continuar sempre grata” ao trabalho desenvolvido pelo fundador do Teatro das Marionetas do Porto. 

João Paulo Seara Cardoso encenou todos os espectáculos apresentados pela companhia desde 1988, tendo as suas criações sido apresentadas por todo o Mundo. 

Ao longo da sua carreira, João Paulo Seara Cardoso encenou autores como Aquilino Ribeiro, Samuel Becket, Eugene Ionesco, Al Berto, Gregory Motton, William Shakespeare, António José da Silva, Lewis Carrol, A. Milne, Almada Negreiros, Heiner Muller, Marguerite Duras, Alfred Jarry e Luísa Costa Gomes.

 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 08:04 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds