Sábado, 28 de Maio de 2011
Natural Theatre Freezies
Natural Theatre Freezies (DR)

Quarenta horas seguidas de música, dança, teatro, novo circo, cinema, exposições, instalações e outras performances. Mas a festa já está em marcha.

Está já na rua o 8.º Serralves em Festa. Começou ontem com homens "congelados" e outros com cabeças de cone, além de turistas com malas cor-de-rosa no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Hoje chega à Baixa do Porto (estação de metro da Trindade, a partir do meio-dia), com percussão da Escola de Música de Espinho, seguindo-se caminhadas performativas à descoberta do espírito urbano. Ao final do dia e noite dentro, haverá música popular mexicana, Ritmia Periférica, com actuações das bandas Sonido Apocalitzin, Huichol Musical e 3Ball MTY.

Mas é amanhã e depois que o Serralves em Festa entra em ritmo non-stop: 40 horas entre as 8h00 da manhã e a meia-noite de domingo. O mesmo é dizer entre uma "visita fora de horas" ao Parque de Serralves, quando as primeiras cores e sons da manhã desta "reserva natural" está ainda liberta da contaminação urbana. E a actuação da banda Gang Gang Dance, que fará o concerto de encerramento em anunciada euforia pop (domingo, 23h00, no Prado - ver texto no suplemento Ípsilon hoje).

Cerca de 24 horas antes, no mesmo palco ao ar livre, outro momento musical, de pop electrónico, promete animar os visitantes - o concerto das Chick on Speed, projecto artístico da australiana Alex Murray-Leslie e da americana Melissa Logan. Elas cantam, dançam, pintam a manta e concebem mesmo a manta que pintam numa performance vanguardista que concentra também escultura e instalação. As Chick on Speed, diz Serralves, "são mais do que uma banda", são um estado de espírito que tanto pode surgir arrumado no movimento electro-pop-punk como no ideário feminista e dadaísta. No final da actuação, a animação noite dentro é assegurada pelos músicos da Ritmia Periférica virados DJ, e também por vídeos de Elaine Summers sobre o mundo da dança.

Terceiro momento musical a reter, em especial para os amantes do jazz (sempre no Prado, domingo, 19h30), será o concerto da Flamenco Big Band do saxofonista espanhol Perico Sambeat, que o programador António Curvelo considera "o mais português de todos os sevilhanos". Sambeat é, desde há muitos anos, presença habitual nas noites do Hot Club e nos grupos de Bernardo Sassetti. Apresenta-se, agora, com a sua primeira big band, convocando para ela o flamenco da sua tradição natal.

Dança e circo

Na muita dança que vai ser possível ver, e também dançar, em Serralves, há duas criações a reter: As Far as the Eye Can Hear, da francesa Martine Pisani; e Sideways Rain, da companhia Alias, do brasileiro Guilerme Botelho. A primeira é uma coreografia que se inscreve na própria paisagem, passando a fazer parte dela "em perpétuo devir que se constrói ao mesmo tempo que se desfaz". Sideway Rains reúne 14 bailarinos em correrias insensatas no palco, recriando "um retrato da condição humana" e de um Universo em constante transformação.

O novo circo, o teatro e as marionetas são também atracções habituais no Serralves em Festa. Este ano haverá as acrobacias dos Philébulistes, que em Arcane exploram uma surpreendente máquina de fazer circo. E o murmúrio de PFFFFFFF, a nova criação da companhia francesa Akoreacro, numa simbiose de acrobacia com música e sons tão normais como o de um avião ou do abrir duma garrafa de champanhe.

No teatro de marionetas, no momento emotivo do programa será a justa homenagem a João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), o desaparecido fundador do Teatro de Marionetas do Porto, com a reposição de Make Love Not War, a sua última encenação, inspirado na sua leitura de Lisístrata, de Aristófanes.

E, no cinema, não deve perder-se Yo Yo (1965), segunda longa-metragem de Pierre Étaix, e um dos momentos altos do cinema burlesco francês.

Estes são apenas alguns lances da programação de duas centenas e meia de eventos, tendo como cenários as exposições visitáveis em Serralves, e cujo programa pode ser consultado no site oficial.

 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 09:49 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds