Terça-feira, 7 de Junho de 2011
Pode-se jogar a partir do comando, sem a televisão
Pode-se jogar a partir do comando, sem a televisão (Mario Anzuoni/Reuters)

A Nintendo apresentou hoje uma nova consola onde o comando é o mais importante. Com um ecrã no centro e um aspecto semelhante ao de uma consola portátil, permite ao utilizador alternar entre a televisão e o ecrã do comando – que pode também funcionar em paralelo com a TV, dando aos criadores de jogos a possibilidade de desenvolver títulos que aproveitem o facto de o jogador ter dois ecrãs disponíveis.

 

A novidade foi revelada em Los Angeles, horas antes da abertura oficial da Electronic Entertainment Expo (E3), a maior feira de videojogos do mundo, que decorre anualmente nesta cidade.

Os responsáveis da empresa nipónica praticamente não mostraram sequer o resto da consola, que será tecnicamente superior à actual Wii, lançada em finais de 2006. Pela primeira vez, a Nintendo desenvolve uma consola capaz de exibir gráficos em alta definição.

Os pormenores técnicos, o preço e a data de lançamento ainda não são conhecidos – a empresa adiantou apenas que pretende colocar a WiiU no mercado a partir do segundo trimestre de 2012.

O comando que a Nintendo mostrou tem um ecrã sensível ao toque de 6,2 polegadas (por comparação, a maioria dos smartphones tem um ecrã entre três e quatro polegadas e o iPad tem um ecrã de 9,7 polegadas). O dispositivo está ainda equipado com sensores de movimentos e liga-se sem fios ao resto da consola, que é responsável pela tarefa de processar os jogos.

“Até agora, as consolas domésticas tinham de ocupar a televisão”, observou o presidente da Nintendo global, Satoru Iwata. Uma das ideias por trás deste novo modelo é que se o jogador estiver disposto a prescindir de um ecrã grande, pode passar a jogar noutros pontos da casa, libertando o uso da televisão. Mas o responsável frisou que a WiiU “não foi desenhada para ser uma consola portátil”.

O comando permite ainda um novo conceito de videojogos. A Nintendo mostrou imagens daquilo a que chamou protótipos de jogos, que exploravam o facto de o jogador ter um ecrã extra à disposição. Por exemplo, num jogo que envolva armas, o ecrã do comando pode ser usado como mira, enquanto o resto da acção se desenrola na televisão. 

A nova consola é apresentada quando o mais recente modelo da consola portátil da marca – a 3DS, capaz de mostrar gráficos em 3D sem ser necessário o uso de óculos – não está a ter o sucesso que a empresa esperava. Em finais de Abril, a Nintendo admitiu que as vendas da consola portátil estavam abaixo dos objectivos.

A Nintendo foi a única das três grandes fabricantes a apresentar uma nova consola doméstica. Nem a Sony, nem a Microsoft (ambas também presentes na E3) anunciaram quaisquer planos para renovar a PlayStation 3 (lançada em finais de 2006) e a XBox 360 (fim de 2005).

Ontem, a Sony (que está sob pressão para recuperar dos danos de imagem causados pelos ataques aos seus servidores) revelou o nome oficial da nova portátil. Vai chamar-se PS Vita e, em linha com o que já tinha sido anunciado em Janeiro, deverá chegar ao mercado no final deste ano.

O jornalista viajou a convite da Nintendo

 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 21:22 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds