Nas secções competitivas, as novas curtas de iconoclastas como Spike Jonze ou Harmony Korine cruzam-se com a nova realização do actor Louis Garrel e as obras mais recentes da nova geração de autores portugueses como Basil da Cunha, Gabriel Abrantes e André Santos e Marco Leão. Nas secções paralelas, homenagear-se-á uma das figuras do novo cinema romeno, Corneliu Porumboiu, e um dos actores icónicos do cinema de autor, Pierre Clémenti. E os já habituais filmes-concerto trazem um elenco de luxo com a presença de The Legendary Tiger Man, Rita Redshoes e Arto Lindsay.
Entre as 34 curtas internacionais a concurso na 19ª edição do Curtas estão "Scenes from the Suburbs", o novo filme de Spike Jonze ("O Sítio das Coisas Selvagens", "Queres Ser John Malkovich?"), escrito por Win e William Butler dos Arcade Fire; "Umshini Wan", encontro entre Harmony Korine, argumentista de "Kids" de Larry Clark e um dos mais controversos cineastas americanos independentes contemporâneos, e o grupo de rap sul-africano Die Antwoord; o novo delírio dos britânicos irmãos Quay, "Maska", ou "Petit Tailleur", segunda curta do actor de "Em Paris" e "As Canções de Amor", Louis Garrel.
A competição nacional inclui entre os seus 18 filmes o novo trabalho do luso-suiço Basil da Cunha, vencedor da edição 2010 com "À Côté, Nuvem", estreado na Quinzena dos Realizadores em Cannes 2011. Presentes também estarão "Infinito", o novo esforço de André Santos e Marco Leão depois do bem-recebido "Cavalos Selvagens" (também presente a concurso no Curtas 2010), "Fratelli", de Gabriel Abrantes, "Zoo", de Margarida Leitão, ou (naquele que já é o título mais idiossincrático da selecção competitiva), "O Amor É a Solução para a Falta de Argumento", de Jorge Quintela.
Há muito mais para descobrir num Curtas 2011 mais do que nunca sob o signo da música, com competições de vídeos musicais e filmes experimentais, o Curtinhas para os mais novos, a secção de filmes de curso e workshops Take One!, a selecção de curtas portuguesas Best of Portugal, o habitual panorama de longas Da Curta à Longa, sessões especiais dedicadas às experiências musicais dos cineastas de vanguarda Jem Cohen e Bruce Conner, e muito muito mais. Programa completo a descobrir em www.curtas.pt, com encontro marcado de 9 a 17 de Julho.
Via Público