Nove meses depois de ter perdido as pernas com a explosão de uma mina, no Afeganistão, o fotógrafo português está de volta ao trabalho. Ontem, fez capa do "The New York Times".
![]() A foto assinada por João Silva fez primeira página do jornal norte-americano New York Times |
João Silva, o fotojornalista português que perdeu as duas pernas no Afeganistão, está de volta ao trabalho e é responsável pela imagem que fez manchete do "The New York Times" de ontem.
"Vai-nos fazer muita falta, mas não duvido que vai voltar a trabalhar connosco", disse o editor-chefe do jornal norte-americano, poucas horas depois do português ter pisado a mina que lhe roubou, para sempre, as pernas, em outubro de 2010.
João Silva fez jus às palavras de Bill Keller e, nove meses depois, regressou às páginas do "The New York Times" com uma reportagem sobre o Centro Médico Militar Walter Reed, local onde esteve em tratamento desde a altura do trágico acidente e que irá fechar portas no final de agosto.
O fotojornalista português já consegue andar, com recurso a duas próteses e o apoio de uma muleta do lado direito, que passa para a mão esquerda quando decide fotografar. Com otimismo e boa-disposição, João Silva não escondeu a satisfação de voltar ao trabalho: "Há de chegar a altura em que vou conseguir correr, mas já consigo andar".
Via Expresso