Sábado, 27 de Agosto de 2011

 

Descubra os melhores dias do mês para ter sexo  Ler mais: http://aeiou.activa.pt//sexo/sexualidade/2011/08/05/descubra-os-melhores-dias-do-mes-para-ter-sexo#ixzz1WGSU5jrQ

 

Por que é que em alguns dias do mês passa o tempo inteiro a pensar em momentos íntimos com o seu parceiro e noutros só quer é dormir? A culpa é das hormonas! Pegue na agenda e passe a usar o ciclo sexual a seu favor..


 

Dias mais propensos ao sexo? Não é absurdo, é hormonal. Obviamente que o desejo não é determinado unicamente por factores neuroquímicos mas estes influenciam o organismo e quanto melhor os conhecer, mais facilmente pode usar o ciclo sexual a seu favor.

 

O ciclo hormonal das mulheres influencia o seu estado de espírito ao longo do mês, nomeadamente o desejo sexual. Este facto parece estar relacionado com as necessidades de procriação da espécie já que o desejo aumenta por volta do 14.º dia, após o início do período menstrual (o meio do ciclo para as mulheres que têm um ciclo de 28 dias), que é exactamente quando ocorre a ovulação.

 

A explicação científica é que este fenómeno parece ocorrer para facilitar a gravidez, pois coincide com a altura em que a mulher está mais fértil. É nesse momento que a testosterona e o estrogénio aumentam contribuindo para intensificar o interesse sexual.

 

Mas não é só nesta altura que as hormonas têm o efeito de estimular o interesse pelo sexo oposto. Algumas mulheres podem ter um pico de desejo sexual no período pré-menstrual (imediatamente antes da menstruação) e outras durante a menstruação. Mesmo na menopausa, quando a actividade hormonal cessa, é possível sentir o desejo sexual aumentar, o que pode ser devido a factores psicológicos, por a mulher já não sentir receio de engravidar, por exemplo. Estas variantes tornam o tema complexo e nem sempre é fácil distinguir os factores biológicos dos psicológicos.

De manhã é que começa o dia

Se já acordou estremunhada com o seu parceiro cheio de vontade de ter sexo saiba que há razões biológicas para o fenómeno. Os níveis de testosterona (a hormona sexual masculina) são mais altos de manhã o que faz com que esta seja altura propícia para o sexo. Se homens e mulheres tivessem de coordenar horários biológicos, o ideal seria fazer amor pela manhã durante os dias da ovulação. Claro que isto iria limitar muito as respectivas agendas (além de ser restritivo e pouco espontâneo), e obviamente o desejo pode ser actualizado em alturas que não correspondam a picos hormonais. Afinal, o amor, como o Natal, é quando um homem e uma mulher quiserem. De qualquer modo, não custa apontar na agenda...

A (má) influência da pílula

É verdade que este anticoncepcional permite-nos desfrutar de uma vida sexual sem a preocupação de ficarmos grávidas, mas há um lado negativo (e perverso): podem afectar o desejo sexual.

 

Os efeitos da pílula na libido feminina são controversos e variam de pessoa para pessoa, mas é inegável que a acção das hormonas presentes nos anticoncepcionais tem, pelo menos teoricamente, o efeito de diminuir o impulso sexual nas mulheres devido à acção do estrogénio. Apesar desta hormona aumentar a lubrificação vaginal, é responsável pela produção de uma proteína denominada SHBG que reduz a quantidade de testosterona livre no sangue. E como esta é a hormona responsável pelo impulso sexual, a sua diminuição na corrente sanguínea significa que o desejo é menor.

 

E como se não bastasse, as pílulas costumam ainda ter a progesterona, uma hormona importante na gravidez mas que causa sonolência e perda de libido.

 

Mas nem tudo está perdido, algumas pílulas, no entanto, têm uma fórmula de progesterona que se assemelha à testosterona pelo que podem melhorar a libido.

ABC das hormonas

Eis algumas das hormonas que podem interferir na libido:

 

Estrogénio: é a hormona sexual feminina responsável pelas formas femininas, a pele brilhante e a lubrificação vaginal.

 

Endorfinas: são as chamadas hormonas do prazer que dão uma sensação de bem-estar e protegem da dor.


Testosterona: a hormona sexual predominante nos homens (mas também existente nas mulheres) aumenta o desejo sexual, influencia a agressividade e competitividade. 

Dopamina: aumenta o impulso sexual em ambos os sexos e pode facilitar o orgasmo, embora nos homens também possa provocar ejaculação precoce

 

Fenietilamina: estimula o nosso lado apaixonado e romântico

 

Progesterona: reduz a testosterona e portanto reduz o impulso sexual, a mulher tende a ficar mais maternal, menos sensual e mais companheira

 

Prolactina: hormona estimulada na gravidez e na amamentação, reduz o impulso sexual das mulheres. Homens que tenham níveis muito altos dessa hormona também podem perder o desejo e ter quadros de impotência


Via Activa



publicado por olhar para o mundo às 21:03 | link do post | comentar

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds