Segunda-feira, 5 de Setembro de 2011

Freddie Mercury continua a ser lembrado quase 20 anos depois da sua morte

Freddie Mercury continua a ser lembrado quase 20 anos depois da sua morte (DR)

 

Já passaram quase 20 anos da sua morte, mas Freddie Mercury, o icónico vocalista dos Queen, continua a ser lembrado. O tempo não apagou a sua memória, pelo contrário. Se fosse vivo, celebraria hoje a entrada na terceira idade, ou seja, completaria 65 anos de idade. O Google homenageia o músico com um doodlemusical de “Don’t stop me now” e os Queen presenteiam os fãs com a transmissão “Live at Wembley Stadium” na íntegra, no Youtube.

 

Nasceu a 5 de Setembro de 1946 na colónia britânica de Zanzibar. Os pais deram-lhe o nome de Farrokh Bulsara, mas foi como Freddie Mercury que conquistou o mundo. 

Sempre carismático e extravagante, Mercury conheceu os colegas da banda quando se mudou para Inglaterra com os pais aos 17 anos. Na faculdade partilhou o quarto com Tim Staffell, que tinha uma banda com Brian May e Roger Taylor. Não imaginaria Freddie Mercury que aqueles passariam a ser os seus maiores parceiros de aventuras e que, depois da saída de Tim Staffell, aquela banda, de nome Queen, formada sob os seus comandos, chegaria aos tops mundiais e tornar-se-ia numa das maiores da história da música, com mais de 300 milhões de discos vendidos em todo o mundo - superando os Beatles.

Com um estilo inconfundível, Freddie Mercury tornou cada concerto num momento único, carregado de encenações teatrais, com cenários e roupas espalhafatosas. Sem vergonha e com muito carisma, Freddie Mercury tornou-se no símbolo da banda.

Considerado por muitos como a melhor voz de sempre do mundo da música, o vocalista dos Quenn imortalizou temas como "Barcelona", "We are the champions", Under Pressure”, “Will Will Rock You”, “Love Of My Life”, “Somebody To Love” ou “Don’t Stop me now”. Músicas que ainda hoje passam nas rádios e televisões de todo o mundo. Músicas que se mantêm actuais e que continuam a inspirar gerações de músicos.

Entre os Queen e colaborações com outros artistas, Freddie Mercury teve ainda tempo para lançar dois álbuns a solo, aclamados pela crítica e pelos fãs, mas longe dos mega-sucessos da banda em si.

Em 1991, com Freddie Mercury muito doente, surgiram rumores de que o cantor tinha sida, o que se confirmou numa declaração feita pelo mesmo a 23 de Novembro, apenas um dia antes de morrer. Freddie Mercury morreu na noite de 24 de Novembro de 1991, na sua casa, chamada de Garden Lodge, que ainda hoje atrai as atenções dos milhões de fãs. Continuam a deixar flores, mensagens e lembranças à porta da mansão, Freddie Mercury continua a ser lembrado. 

Como foi cremado, o músico não tem uma sepultura e por isso os sítios por onde passou, como a sua casa, tornaram-se autênticos memoriais. O local onde as suas cinzas foram lançadas não é oficialmente conhecido, mas segundo algumas fontes, apenas Mary Austin, ex-namorada de Mercury, saberá o verdadeiro paradeiro, acreditando-se que terão sido lançadas num rio na Suíça, país adoptado pelo músico, onde conta também com uma estátua em sua lembrança, inaugurada em Novembro de 1992.

Mas mais do que a sua morte, hoje o Google, à semelhança do que tem acontecido com algumas datas simbólicas, comemora a vida de Freddie Mercury com uma animação musical.

Para assinalar o aniversário do cantor, os Queen vão disponibilizar, pela primeira vez, o “Live at Wembley Stadium” na íntegra, no Youtube. O concerto realizado em Julho 1986 em Londres, um dos últimos espetáculos dos Queen, é considerado histórico na carreira da banda e será lançado também numa edição especial em DVD. 

Assinalando a data, também o canal Biography Channel se associa à homenagem transmitindo hoje, às 22h25, um documentário que sublinha "o papel único que Mercury desempenhou como músico que revolucionou o rock britânico".


 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 21:19 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds