"Dos cânticos de quem trabalha a terra às batidas que marcam o ritmo da vida contemporânea, das canções subterrâneas à festa na estrada, das raízes punk e rock à portugalidade do novo fado; a tudo João Aguardela soube emprestar dedicação, arrojo, inovação e, acima de tudo, um profundo respeito pela tradição. Em defesa das referências que nos fazem povo e vestem a identidade. E, acima de tudo, em defesa da Liberdade."
Da autoria do jornalista Ricardo Alexandre, chega no próximo dia 8 de Setembro às livrarias, "João Aguardela - Esta Vida de Marinheiro", uma biografia sobre o músico dos Sitiados, A Naifa e Megafone, falecido em 2009.
O livro reúne fotografias e depoimentos de várias pessoas que privaram com João Aguardela, de amigos a profissionais, e inclui uma entrevista inédita, com cerca de trinta páginas, que a socióloga Paula Guerra fez ao músico a propósito da tese de doutoramento.
O livro "João Aguardela - Esta Vida de Marinheiro" será apresentado a 13 de Setembro na Fnac do Chiado, em Lisboa, e no dia 16 na Fnac do NorteShopping, no Porto.