Domingo, 11 de Setembro de 2011

Coelho de Porto Santo à caçador

 

Não existia. Foi uma receita criada para o concurso das sete maravilhas da gastronomia portuguesa. "É um prato de autor que não fazia parte do receituário da região", confessa Octávio Freitas, chefe executivo do Hotel Four Views Baía & Oásis, no Funchal, responsável pela confecção dos pratos que a Região Autónoma da Madeira apresentou como candidatos e autor da receita de coelho de Porto Santo à caçador.

 

"O Porto Santo nunca teve referências gastronómicas próprias e eu quis mudar essa situação. Imaginei-me a cozinhar com os ingredientes de há 200 ou 300anos, só com o que havia na ilha, daí que esta seja uma receita muito simples que inclui cebola brava e ervas características da serra", explica. Se a confecção é fácil, difícil será encontrar alguns dos ingredientes fora do contexto daquela ilha, sobretudo aquele que é imprescindível: o coelho, uma peça que, segundo o chefe, tem características únicas. "É uma carne muito particular, recebe uma forte influência da maresia.

 

Contudo, como a época de caça abrange apenas Setembro e Outubro, não existe em quantidade para produzir o coelho em larga escala". Ainda que assuma a sua visão de que a gastronomia "são novas formas de interpretar velhos sabores", Octávio Freitas remata com um desabafo: "Nunca pensei que este fosse o prato escolhido pela organização do concurso".

 

O lamento repete-se do lado da Confraria Gastronómica da Madeira, pela voz do presidente Gregório Freitas: "Enquanto a espetada ou o bolo do caco têm um impacto económico forte e chegam a milhares de pessoas, este prato não". Dos 18 inicialmente propostos, entre os quais a famosa espetada madeirense, o coelho de Porto Santo à caçador foi o eleito pelo júri para seguir no concurso e disputar o título de melhor prato de caça.

 

"A princípio a nossa reacção foi desligar-nos do processo. Entretanto, não quisemos desperdiçar esta oportunidade". O que se tem traduzido em alguns eventos de apresentação do prato em restaurantes da Madeira e do continente para angariar o apoio e os votos em torno de um candidato que, para Gregório Freitas, não reúne consenso. "A maioria dos madeirenses não conhece este prato e, mesmo em Porto Santo, só pessoas de idade avançada o conhecem".

 

A pergunta torna-se inevitável: por que foi este prato candidato? "A confraria apresentou alguns pratos regionais para os divulgar porque vários tinham caído em desuso. Nunca pensámos que este fosse o sobrevivente", conclui.

 

Receita

 

Corte a peça de carne em nacos e tempere a gosto com 12 horas de antecedência. Coza a carne durante meia hora em água sem tempero. Corte os talos de cebola em rodelas e esmague os alhos e refogue com banha de porco juntamente com a carne pré-cozida caramelizando até obter cor dourada. Adicione o vinho e o caldo da cozedura até cobrir a carne. Deixe cozinhar em lume brando e finalize com umas gotas de vinagre de vinho.

 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 10:11 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds