Quinta-feira, 15 de Setembro de 2011
Estar com os filhos altera a fisiologia e o comportamento dos pais
Estar com os filhos altera a fisiologia e o comportamento dos pais (Paulo Pimenta (arquivo))

Há um denominador comum na fisiologia dos homens que se tornam pais – a concentração de testosterona no sangue desce bastante. Isso não retira masculinidade, força ou libido, mas pode ter o efeito subtil de os tornar mais focados nos filhos, revela um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

 

A testosterona é a hormona masculina por excelência. Desenvolve as características masculinas durante a puberdade, mas também está associada à força, competição, agressividade ou empenho em ter relações sexuais. Vários estudos indicam que os níveis de testosterona descem quando os homens estão numa relação de longa duração ou mostram que os homens com filhos têm menos desta hormona do que os que não têm. 

Mas os investigadores da Universidade Northwestern, em Chicago, foram mais longe, compararam a concentração de testosterona num grupo de homens filipinos antes e depois de terem filhos. O grupo de 624 homens fazia parte de um estudo longitudinal desde 1983. Em 2005, quando analisaram pela primeira vez os indivíduos que tinham em média 21,5 anos, alguns já eram pais, embora a maioria não o fosse. Mas quando voltaram a avaliar os níveis da hormona, 4,5 anos depois, viram mudanças. 

Embora houvesse uma diminuição da hormona em todos eles – o nível de testosterona diminui ao longo da vida –, foram os homens que entretanto se casaram e que tiveram filhos aqueles em que a testosterona mais desceu. A descoberta sugere que “a interacção com crianças dependentes suprime a testosterona”, dizem os autores no artigo publicado na segunda-feira na revista norte-americana. 

A descida dos níveis de testosterona pode ser uma vantagem, quando é mais importante estar atento aos sinais do bebé do que aos sinais de potenciais parceiras sexuais. 

“Criar filhos é um esforço tal que tem de ser cooperativo por necessidade.O nosso estudo mostra que os homens estão biologicamente conectados para ajudar no trabalho”, disse, citado pela AFP, Christopher Kuzawa, co-autor do estudo.

“A mensagem mais importante deste estudo é que o cuidado parental do homem é importante”, disse por sua vez Peter Ellison, professor de evolução biológica em Harvard, que não está envolvido no estudo. “É tão importante que moldou a fisiologia do homem”, explicou ao New York Times.

Mais hormona, mais hipótese de ter filhos

Mas são os homens solteiros com mais testosterona que maiores probabilidades têm de se tornarem pais, concluíram os cientistas. “Isto mostra uma troca a nível hormonal e comportamental entre procriar e o ser pai, um necessita de um nível alto de hormona e outro de um baixo”, disse por sua vez à BBC News Ashley Grossman, porta-voz da Sociedade Inglesa de Endocrinologia. E contraria a hipótese de que eram os homens com menos hormona que tinham mais probabilidades de ter filhos – uma ideia que surgiu quando se comparou o nível de testosterona entre pais e não pais.

A equipa verificou ainda que os homens que passavam mais horas do dia a cuidar dos filhos tinham a maior descida no nível das hormonas entre todos os pais. O que mostra que o efeito é aumentado devido a um contacto mais intenso. “Quando os pais fazem esta escolha, esta decisão activa de estarem envolvidos, a testosterona reage a isso descendo ainda mais”, disse à Scientific American Lee Getler, co-autor do estudo. “O organismo responde dizendo: ‘É nisto que estamos focados agora, estamos focados nos miúdos.’”

 

Via Publico



publicado por olhar para o mundo às 17:04 | link do post | comentar

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds