Domingo, 2 de Outubro de 2011
Temperaturas vão aumentar ligeiramente nos próximos dias
Temperaturas vão aumentar ligeiramente nos próximos dias (Público)

O tempo seco e quente deste princípio de Outubro está a trocar as voltas ao Outono. As praias estão cheias, há ozono em excesso no ar e o risco de incêndio está a preocupar os bombeiros.

 

Na maior parte do país, o risco de incêndio hoje é “elevado”, “muito elevado” ou mesmo, nalguns concelhos, “máximo”. Na prática, todas as áreas normalmente mais fustigadas por fogos florestais – como o centro do país, entre o Tejo e o Douro, e a serra algarvia – estão em situação de risco.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil, houve 243 incêndios ontem – o maior valor diário pelo menos desde 13 de Setembro. Hoje, foram já combatidos 92 incêndios, desde a meia-noite e até às 11h30. Até às 12h10, havia 13 fogos em curso. O mais expressivo estava a lavrar no concelho de Torres Vedras, sendo combatido por 50 bombeiros, 13 veículos e um helicóptero.

Os fogos estão a ocorrer num momento em que parte do efectivo de combate está a ser desmobilizado, finda a fase Charlie dos incêndios florestais, que vai até ao final de Setembro. Esta situação levou a Liga dos Bombeiros Portugueses a manifestar, hoje, “a sua grande preocupação pela desmobilização de meios dos bombeiros no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais”, segundo um comunicado publicado no siteda organização.

A Liga dos Bombeiros pede ao Governo que interrompa “o processo de desmobilização, prolongando-o para além do que estava previsto em função das zonas de maior risco já identificadas”.

O Instituto de Meteorologia prevê a continuação do tempo quente pelo menos até terça-feira. As temperaturas vão ainda subir ligeiramente, mantendo-se a máxima em torno dos 30 graus Celsius (ºC) em praticamente todo o país. Hoje, os termómetros deverão chegar 30ºC no Porto, Vila Real e Beja, 31ºC em Lisboa, Coimbra e Évora, e 33ºC em Leiria e Braga. Os distritos de Leiria e Aveiro estão em alerta amarelo de calor, que implica “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”. É o segundo nível menos grave numa escala de quatro utilizada pelo Instituto de Meteorologia.

Nas praias, os banhistas não estão a enfrentar níveis de radiação ultravioleta muito elevados. Mas ainda assim, a previsão é de nível “alto” na maior parte do país – níveis 6 e 7, numa escala de 1 (baixo) a 11 (extremo).

A concentração de ozono no ar também está a ser um indicador de um clima mais veronil do que outonal. Esta manhã, os níveis deste gás – que se forma ao nível do solo em dias de muito calor – ultrapassaram o limite de “informação à população” nos concelhos de Estarreja, Albergaria-a-Velha, Murtosa, Ovar e Aveiro, segundo um comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. O excesso de ozono ao nível do solo pode afectar o sistema respiratório, especialmente em pessoas mais susceptíveis, como idosos, crianças e portadores de doenças pulmonares.

 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 15:43 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds