Quinta-feira, 3 de Novembro de 2011
Roy Haynes vai abrir o Guimarães Jazz no próximo dia 10
Roy Haynes vai abrir o Guimarães Jazz no próximo dia 10 (DR)
O cartaz é feito de nomes históricos e músicos com uma abordagem mais contemporânea do jazz.

Entre os veteranos Roy Haynes e Cedar Walton e as abordagens contemporâneas de Chris Potter ou Ralph Alessi há mais de uma geração de distância. É dessa diversidade que se faz o cartaz do Guimarães Jazz, que começa na próxima terça-feira. O festival celebra 20 anos com a Capital Europeia da Cultura no horizonte e um desafio: preservar o padrão de qualidade a que tem habituado o público ao longo dos últimos anos.

A programação mantém a mesma orientação de edições anteriores, mesclando nomes históricos e músicos com uma abordagem mais contemporânea do jazz. O resultado dessa aposta volta a ser um cartaz equilibrado e capaz de agradar a vários públicos e a ter casas cheias, como tem sido hábito.

A edição deste ano é novamente organizada pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF), mas terá um apoio financeiro da Capital da Cultura. O Guimarães Jazz faz parte da programação oficial do evento do próximo ano, com o objectivo de "fortalecer" a realização e "deixar uma marca" para as edições dos próximos anos, revela Francisca Abreu, vereadora da cultura e administradora da Guimarães 2012.

O orçamento do festival chega aos 200 mil euros, um crescimento sustentado, tendo em conta aquele que o director do CCVF, José Bastos, considera ser o grande desafio do festival: "Temos que conseguir manter o nível de qualidade da edição anterior."

Com mais de 70 anos de actividade jazzística, a carreira de Roy Haynes é motivo suficiente para respeito. Esse percurso e as colaborações com algumas das principais figuras do jazz como Miles Davis e John Coltrane fizeram do músico nascido em Boston, EUA, uma figura incontornável deste género musical. Na bateria, o músico lidera o quarteto The Roy Haynes Fountain of Youth Band. 

Haynes terá honras de abertura da edição deste ano do Guimarães Jazz, no próximo dia 10, e será acompanhado por Martin Bejerano (piano), David Wong (contrabaixo) e Jaleel Shaw (saxofone alto), num encontro de gerações diferentes.

No dia seguinte, a cidade recebe The Swallow Quintet, liderado pelo baixista Steve Swallow. A 12 há um outro nome histórico do jazz norte-americano: o pianista Cedar Walton. No dia seguinte a proposta é o Projecto TOAP, uma iniciativa do festival que vai na sua sexta edição, juntando músicos portugueses e estrangeiros para um concerto e a edição de um disco. 

O Guimarães Jazz regressa na quarta-feira, dia 16, com o trompetista Ralph Alessi e o grupo This Against That. Caberá também a Alessi dirigir a Big Band da ESMAE num espectáculo marcado para 19. Antes, no dia 17, há um novo cruzamento de gerações, em que o McCoy Tyner Trio é acompanhado por dois nomes que merecem cada vez mais atenção - José James e Chris Potter. A Contemporary Exploration of John Coltrane & Johnny Hartman é uma revisitação do disco histórico de Coltrane e Hartman, editado em 1963, no qual Tyner era pianista. 

A noite do dia 18 será preenchida com o concerto do saxofonista Henry Threadgill e o projecto Zooid, em que se explora um jazz experimental. O festival encerra no dia 19 com William Parker, um contrabaixista que vai homenagear o lendário Duke Ellington.

 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 08:56 | link do post | comentar

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds