Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2011
Tabatha McCourt, de 17 anos, acabou por morrer
Tabatha McCourt, de 17 anos, acabou por morrer
Poderá uma simples tinta para o cabelo pôr a sua vida em risco? Para muitos de nós, a resposta seria algo como "Oh, que disparate, há anos e anos que em todo o mundo se faz coloração". Mas no último mês, os casos de lesões graves, e até mesmo morte, provocadas por uma simples mudança da cor do cabelo multiplicam-se. Inclusive, em Portugal.

 

Há um mês, a história de Tabatha McCourt correu mundo. Como tantos outros saltos altos (e também rasos!), a adolescente britânica, de 17 anos, gostava de pintar o cabelo. Da última vez que o fez, foi mesmo a última. Cerca de 20 minutos depois de aplicar a tinta, teve uma reação alérgica fortíssima e ficou em coma, acabando por morrer algumas horas depois.

 

Há menos de uma semana foi a vez de Julie McCabe, de 38 anos, entrar em coma pelos mesmos motivos. A história parece um cliché: aplicou a tinta e 20 minutos depois estava a lutar pela vida frente a uma reação alérgica. Dizem os médicos que, se sobreviver, os danos cerebrais serão irreversíveis.

 

As autoridades de saúde inglesas estão a investigar os casos, ainda sem conclusões, mas acredita-se que um químico chamado PPD (p-Phenylendiamine), presente em 99% das tintas de cabelo comercializadas, tenha sido a causa da reação alérgica. Pus-me a ler sobre estas três letrinhas em vários sites, blogues e afins, e pelo que percebi o PPD já foi banido de todos os produtos de beleza vendidos na Alemanha, França e Suécia. Nos restantes países da UE, apenas é permitido o uso de 6% deste químico. Já num estudo realizado nos EUA, a substância está diretamente ligada ao aumento de casos de cancro da bexiga. Mesmo sendo controverso, o que é certo, é que as marcas continuam a usá-lo. Sem pudor.

 

Somos apenas distraídos... ou inconscientes?

 

Ambas as histórias anteriores remetem para reconhecidas marcas de produtos de beleza. Mas os casos avançam também em marcas menos conhecidas e em território português. Nisa Gonçalo, de 20 anos, foi parar ao hospital após ter ficado com graves queimaduras na cabeça, resultado de tinta comprada numa "loja do chinês". O Infarmed já está a investigar e diz que o produto, oriundo de Espanha, está à venda em Portugal de forma irregular.

 

Hoje fui ao surpermercado e dei por mim a fazer algo que não fazia há imenso tempo: a olhar para a composição dos produtos que comprava. Todos nós sabemos de alguns dos perigos químicos eminentes nas caixinhas que nos sorriem nas prateleiras, mas pouco de nós paramos para pensar nisso quando os metemos no cesto.

 

Poucos de nós também "perdem tempo" a fazer os tais testes de segurança com um bocadinho do produto numa pequena zona da pele, antes de o usar na área total. Assumo a minha culpa e admito que, em inúmeras "tardes de gaja" em que ajudei amigas a pintarem o cabelo (sim, o mundo dos saltos altos de vez em quando gosta de brincar aos cabeleireiros caseiros), nunca, repito, nunca me lembro de termos feito tal teste. O mesmo posso dizer de loções depilatórias ou cremes auto bronzeadores, que tantas vezes acabam com cenários dantescos de peles cheias de reações alérgicas. Somos apenas distraídas... ou inconscientes? Quando a vida pode ser o preço a pagar, isto dá que pensar. 

 


 

Via A Vida de Saltos Altos



publicado por olhar para o mundo às 11:32 | link do post | comentar

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds