Sábado, 4 de Fevereiro de 2012

Novo disco do duo Carmen Souza e Theo Pas'Cal sai a 2 de março

O novo trabalho discográfico de Carmen Souza em parceria com o compositor e baixista Theo Pas’Cal intitula-se «London Acoustic Set», tem data de edição agendada para o dia 2 de março e 50% dos lucros revertem para três associações de apoio às crianças.

O novo registo «London Acoustic Set» surge na sequência de três álbuns em conjunto – «Ess ê nha Cabo Verde»(2005), «Verdade» (2008) e «Protegid» (2010) – gravados em pontos distintos do globo e envolvendo dezenas de instrumentistas.

É também editado após apresentações por vários países do mundo, entre os quais se incluem, por exemplo, Portugal, Cabo Verde, Reino Unido, Alemanha ou Canadá.

Gravado quase na íntegra na sala de música londrina Green Note (dois temas provêm, contudo, de um concerto no Liverpool Philarmonic Hall), já é conhecido o tema de avanço do novo trabalho discográfico. Chama-se «Sous Le Ciel de Paris», canção imortalizada na voz da artista francesa Édith Piaf.

«London Acoustic Set» marca o regresso de Carmen e Theo «numa crua, imperturbável e indissolúvel demonstração de como a radicalidade da sua proposta jamais lhe compromete a íntima beleza e a exuberante comunicabilidade», refere a editora Mbari em nota enviada ao SAPO Música.

Metade dos lucros das vendas destinam-se ao apoio de três organizações humanitárias com foco em diferentes locais do planeta. 

Neste sentido, a nível mundial vai beneficiar a SOS Children’s Villages, pretende ajudar a Infância Sem Racismo (Unicef), no Brasil, e, em Portugal, o apoio vai ser canalizado para a iniciativa «Casa Ser Criança» da Abraço, associação que celebra em 2012 o seu vigésimo aniversário.

Com o novo disco inicia-se uma mini-digressão por terras lusitanas. Neste sentido, o Auditório da Escola Secundária de Santo André recebe o duo no dia 2 de março. Seguem-se o Auditório Fernando Lopes Graça, em Almada, no dia 3 de março, o Teatro do Bairro, em Lisboa, a 9 de março, e o Teatro Municipal de Alcobaça, no dia 10 de março.

Carmen Souza nasceu em Lisboa em 1981, tem raízes cabo-verdianas, reside em Londres e tem vindo a afirmar-se como um «símbolo da lusofonia».

«O tratamento essencialmente plástico que confere aos materiais à sua disposição – e o caráter quase expressionista da sua voz assume-se, nesse particular, tanto um ponto de partida quanto de chegada – sublinha simultaneamente as eslásticas afinidades estéticas transatlânticas e o inédito ponto de sincretismo a que chegou», pode ainda ler-se na referida nota.


Algumas referências musicais do duo Carmen Souza e Theo Pas’Cal contemplam vários nomes, como Nina Simone, Ella Fitzgerald, Maria João, Billie Holiday, Joe Zawinul, Édith Piaf (lembrada em «Sous le Ciel de Paris»), Return to Forever (banda ‘jazz fusion’), Horace Silver (a este pianista de jazz norte-americano, outro descendente de cabo-verdianos, é dedicada a versão do tema «Song For My Father») ou ainda Cesária Évora.

 

Via Sapo Música



publicado por olhar para o mundo às 12:35 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds