As luzes de circulação diurnas passam a ser obrigatórias, no espaço da União Europeia, em automóveis ligeiros de passageiros e pequenos comerciais lançados (homologados) a partir de hoje – sejam eles novos modelos, em absoluto, ou remodelações dos já existentes. A medida foi anunciada pela Comissão Europeia. A mesma tornar-se-á válida para camiões e autocarros em Agosto de 2012.
“As luzes de circulação diurna darão um importante contributo para o nosso objectivo de reduzir as fatalidades nas estradas europeias. E são também boas notícias para a protecção do ambiente uma vez que o seu baixo consumo de energia, comparado com as luzes normais, reduzirá as emissões de CO2”, diz Antonio Tajani, vice-presidente da Comissão Europeia para a indústria e o empreendedorismo.
As luzes de circulação diurna ligam-se automaticamente assim que se acciona o motor, não dependendo da acção do condutor. A medida agora anunciada não significa que todos os carros que agora são vendidos novos vão passar a estar equipados com luzes de circulação diurna, apesar de já existirem modelos que dispõem delas. No entanto, todos os sucessores dos actuais novos modelos terão que vir equipados com estes dispositivos. Por exemplo, a Opel lançará a remodelação do modelo Corsa na próxima semana e todas as versões desta gama virão já equipadas com luzes de circulação diurna.
Como estas medidas não são retroactivas, os automóveis que já se encontram a circular não são obrigados a montar estas luzes.
Os países escandinavos foram precursores do uso deste tipo de dispositivos. Na Suécia, um dos países europeus com menos acidentes rodoviários, as luzes de circulação diurna são obrigatórias desde 1977.
Via Público