Segunda-feira, 5 de Março de 2012

"Hell" de Tim Felbahun, com produção de Roland Emerich

 

Fita alemã "Hell" sobre a sobrevivência num mundo devastado pelo aquecimento global ganha secção oficial do cinema fantástico.

 

"Hell" de Tim Felbahun, com produção do bem conhecido Roland Emerich ("Dia da Independência" e "Dia depois de Amanhã") venceu  o Grande Prémio da Secção Oficial de Cinema Fantástico do Fantasporto 2012. Um filme alemão que mostra os horrores da luta pela sobrevivência num mundo muito mais quente, onde a água e a comida escasseiam e do qual podemos não estar livres se alguns iluminados continuarem a dizer que o aquecimento global não passa duma campanha político-partidária. A protagonista, Hannah Herzsprung, foi considerada a melhor actriz desta secção.

 

Ainda na secção fantástica referências para "Juan de los Muertos", delirante ficção política cubana de Alexandro Burgés com zombies a invadir o país de Fidel (melhor argumento, melhor actor - Alexis Diaz de Villegas - e prémio do público). Idem para "Lobos de Arga", uma movimentada e irónica fita de lobisomens galegos, do espanhol Juan Martinez Moreno (menção do júri internacional e prémio da crítica).

 

A 22º Semana dos Realizadores destacou "Avé" de Konstantin Bojanov (Bulgária) como melhor filme e melhor argumento, indo o prémio de melhor realização para o argentino Sebastián Borenzstein  ("Chinese Take Away", o tal filme que começa com vacas a cair do céu e que será exibido este ano no circuito comercial). A melhor actriz foi Emma Levie em "Lena" (a história duma adolescente cuja vida muda dramaticamente no dia em que apaixona por um rapaz não muito recomendável), tendo este filme merecido, também uma menção especial do júri. Igualmente distinguido com um prémio especial "A Moral Conjugal" do português Artur Serra Araújo.

 

O prémio do melhor filme português foi para a curta-metragem documental "Nada Fazi" de Filipa Reis e João Miller Guerra, rodado num bairro da Amadora maioritariamente habitado por cabo-verdianos (o título, em crioulo, significa, tudo na mesma ou nada a fazer). O prémio do International Film Guide para a primeira obra sido atraibuído a "Eva" de Kike Mailló, Espanha.

 

A crise e a baixa do poder de compra não afastaram os espectadores do Rivoli, ainda que, Mário Dorminsky, um dos organizadores do Fantasporto tenha dito que, em três palavras, o desafio da edição 2013 é "arranjar dinheiro que chegue", o que pode passar pelo alargamento a mais locais e restrição do festival apenas à fase competitiva de uma semana (eliminando os quatro primeiros dias, ditos de pré-Fantas). Ainda assim, as experiências iniciadas nos últimos anos com a realização de conferências sobre temas ligados à investigação científica e ao futuro (e que este ano passaram por uma espectacular exposição de hologramas feitos na Faculdade de Ciências do Porto) deverão ser para manter.


Via Expresso



publicado por olhar para o mundo às 17:45 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds