Segunda-feira, 19 de Março de 2012

100 anos de Nelson Rodrigues, amor  e sexo em 17 versões

Cena de “17 X Nelson — Parte 2 — Se Não É Eterno Não É Amor”. Foto: Divulgação

 

Este é o ano do centenário de Nelson Rodrigues. Em São Paulo, o polêmico e talentoso jornalista e escritor que soube como ninguém traduzir em espetáculos a alma do ser humano no amor e nosexo recebe uma série de homenagens.

 

Quem é fã do também dramaturgo não pode perder a peça "17 X Nelson — Parte 2 — Se Não É Eterno Não É Amor", do diretor Nelson Baskerville. O trabalho reúne partes de dezessete grandes peças teatrais em um único espetáculo.

 

O diretor define o trabalho como um grande trailer, com as melhores cenas.

 

O "Parte 2" no título da peça se deve por esta ser uma remontagem de um espetáculo criado, também por Nelson Baskerville, em 2005. Carol Carreiro, atriz integrante do elenco, conta que "17 X Nelson" recebeu uma nova abordagem, por conta do complemento "Se Não É Eterno Não É Amor".

 

O trabalho deste dramaturgo muitas vezes é associado ao sexo, até por isso recebeu o apelido de "O Anjo Pornográfico". Porém, a atriz discorda desta predileção pelos temas voluptuosos. "Sexo é só parte do universo de Nelson Rodrigues. O tema central de sua obra, como o próprio autor chegou a dizer, é o amor. Ou melhor, o amor e a morte, a coexistência destes", opina Carol.

 

A atriz confessa que interpretar personagens tão intensos e de um autor de tanta originalidade pode intimidar, e que encenar Nelson Rodrigues é sempre um desafio. "Desafio pra não cair no óbvio, no clichê, no superficial. É por isso que acho que intimida um pouco sim", explica Carol. "São personagens fortes, profundamente humanas (para o bem ou para o mal) e explícitas emocionalmente. Mas ao mesmo tempo, é uma delícia, um privilégio", completa.

 

Ainda sobre a obra de Nelson, a atriz expõe seu ponto de vista: "Nelson Rodrigues explorou - sem nenhum pudor - o ambiente familiar brasileiro, em especial o da classe média carioca. E nesse âmbito, tratou de amor, morte, incesto, fidelidade, sexo, beleza, desejo, tabus religiosos, enfim, as relações humanas sob uma ótica peculiar a ele, mas nem por isso improvável ou irreal."

 

Carol conta que não é possível saber com exatidão o que o público sente durante o desenrolar da peça "17 X Nelson — Parte 2 — Se Não É Eterno Não É Amor". Na visão da atriz a percepção é sempre muito pessoal, tanto de quem está no palco, como da plateia. Porém, garante que há uma ótima receptividade. "Sentimos que não faz diferença ter ou não ter um conhecimento prévio da obra Rodriguiana, para que, de alguma maneira, algo aconteça ao espectador. Nelson Baskerville é um diretor muito intenso e sensível e isso é possível sentir de ambos os lados", garante.

 

Por 2012 ser o ano do centenário de Nelson Rodrigues são esperadas novas montagens, principalmente na cidade de São Paulo. É provável também que a peça em questão ganhe mais espaço e haja um aumento na temporada. "17 X Nelson — Parte 2 — Se Não É Eterno Não É Amor" faz parte do projeto "Quem Ainda Tem Medo De Nelson Rodrigues?".

 

A peça está em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, localizado na Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, em São Paulo, sempre às quartas e quintas, às 21h30, até 29 de março. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A bilheteria abre 1h antes dos espetáculos e é vendido apenas um ingresso por pessoa.

 

Via Vila dois



publicado por olhar para o mundo às 21:14 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds