Com a exibição do filme “Requiem”, realizado e escrito por Alain Tanner, pelas 18:00 do dia 30 de Março, o Espaço Nimas presta homenagem a Antonio Tabucci, que faleceu em Lisboa, este fim de semana.
De salientar que o filme se baseia num romance homónimo do escritor italiano ora desaparecido, considerado um dos mais marcantes da literatura europeia.
“Requiem” segue Paul, interpretado por Francis Frappat, na sua vinda a Lisboa, onde este tem um encontro marcado com um convidado: o fantasma do escritor Fernando Pessoa.
Entre o meio-dia e a meia-noite, a hora do encontro, Paul cruza-se com uma série de personagens, numa estranha mescla que reúne lisboetas do presente e fantasmas do passado.
Sem dúvida que Fernando Pessoa foi o autor português que mais influenciou e despertou Antonio Tabucchi para os nosso escritores dominando de forma maior o seu trabalho.
Tabucchi foi um dos maiores tradutores e especialistas da obra de Pessoa a aliado a esse interesse literário está a sua paixão por Portugal, país que o escritor acabou por tornar como seu.
As obras de Tabucchi têm despertado o interesse de cineastas e para além de Alain Tanner também Fernando Lopes (“O Fio do Horizonte”), Roberto Faenza (“Afirma Pereira”) ou Alain Corneau (“Nocturno Indiano”) realizaram filmes a partir das palavras do escritor nascido em Pisa, na Itália.
“Requiem”, que conta no seu elenco com André Marcon, Cécile Tanner, Zita Duarte, Raúl Solnado, Canto e Castro, Lia Gama, Márcia Breia, Alexandre Zloto e Sérgio Godinho, entre outros, foi seleccionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 1998.
Retirado de HardMúsica