Numa carta publicada na sua página oficial, Phil Collins pôs termo às recentes incertezas que rodeavam o seu futuro.
«Retiro-me para poder ser diariamente um pai a tempo inteiro para os meus dois filhos», pode ler-se na carta.
O músico inglês pôs termo à controvérsia que vinha sendo veiculada nas últimas semanas. «Muitos dos artigos publicados nos últimos meses formaram uma imagem minha muito distorcida», afirma.
Phill Collins revelou também que não se vai retirar devido «às críticas da imprensa» ou por «não se sentir amado».
O artista inglês iniciou a sua carreira musical em 1969 com a bandaFlaming Youth, com a qual apenas obteve um sucesso moderado.
Em 1970 responde a um anúncio de jornal para uma banda que necessitava de um baterista, e esta decisão fez com que integrasse os Genesis, uma das bandas de referência na década de 70 e 80.
Em 1976 Collins torna-se vocalista da banda - após a saída de Peter Gabriel -, e o primeiro álbum editado nesta condição representa o início do sucesso dos Genesis em solo norte-americano.
Na década de 80 começa a apostar na sua carreira a solo. Obtém o primeiro sucesso à escala mundial com o tema Against all odds(Take a look at me now), editado em 1984.
Em 1996 deixa os Genesis para se focar unicamente na sua carreira a solo.
A sua prestação musical a solo valeu-lhe um Grammy, um Globo de Ouro e um Óscar pela canção You ll be in my heart que compôs para o filme da Disney Tarzan .
Phil Collins lançou o seu último projecto em Setembro de 2010 com o álbum Going Back , que atingiu o primeiro lugar no ranking de vendas britânico uma semana após o seu lançamento.
Entre os Genesis e a sua carreira a solo, Phil Collins vendeu mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo.
Via Sol