Domingo, 15 de Abril de 2012

Faltou um bocadinho ao Gil Vicente.. Benfica ganha Taça da Liga


O Benfica acrescentou um novo capítulo ao seu domínio na Taça da Liga. Pela quarta vez nas cinco edições da competição, o clube lisboeta conquistou o troféu, falhando somente a época de arranque. Neste sábado, em Coimbra, a equipa de Jorge Jesus venceu por 2-1 o Gil Vicente, ao qual faltou um pouco mais de acutilância ofensiva para poder cumprir o sonho de conseguir fazer a festa no final.


Os minhotos ainda conseguiram empatar o jogo perto do fim, depois de o Benfica se ter adiantado no marcador por Rodrigo, mas Saviola, na primeira vez que tocou na bola, decidiu tudo a favor da sua equipa, que, com quatro troféus consecutivos na competição, tem um aproveitamento de 80 por cento na Taça da Liga.

O jogo começou equilibrado. Mais construtivo o Benfica, mais em contra-ataque o Gil Vicente, que apostava especialmente na velocidade de Hugo Vieira. A primeira grande oportunidade pertenceu às “águias”, mas o remate de Maxi Pereira foi defendido por Adriano. O lado direito do Benfica foi sempre o que teve mais espaço na primeira parte, ainda que a construção começasse muitas vezes na esquerda, nos pés de Bruno César. César Peixoto, com um remate de fora da área que passou perto do poste, mostrou que o Gil Vicente não tinha viajado até Coimbra só para festejar um momento histórico.

Mas, aos 30 minutos, o Benfica, que começou com Javi García, Gaitán e Cardozo no banco, além de Emerson e Artur, conseguiu finalmente concretizar o seu papel de favorito. Nesse lance, os “encarnados” impuseram a sua lei com dois jogadores capazes de marcar as diferenças. Rodrigo Galo fez um mau corte e perdeu a bola para Bruno César, que olhou para a área, viu Rodrigo a pedi-la do outro lado, do inevitável lado direito, e fez um cruzamento perfeito que o espanhol converteu em golo.

O jovem avançado esquerdino foi uma das figuras da competição. O seu golo deste sábado foi o quarto na prova, apesar de ter jogado apenas 149 minutos (mais os descontos) no total. De resto, só na final se estreou a titular na Taça da Liga, pois nas outras três presenças começou sempre no banco. Apesar disso, terminou no lote de melhores marcadores, juntamente com Baba (Marítimo) e Miguel Rosa (Belenenses).

Suplentes decisivos

O sonho gilista sofreu um rombo, e ainda por cima tudo aconteceu na baliza mais próxima dos adeptos que viajaram de Barcelos. A equipa minhota, contudo, não deixou de procurar o empate e, dez minutos depois, obrigou Eduardo, decisivo na primeira final da prova ao serviço do Vitória de Setúbal, a fazer uma boa defesa, respondendo a um pontapé de Júnior Caiçara. No lance praticamente a seguir, Witsel, isolado por Aimar, falhou o 2-0, evitado por Adriano.

O Gil Vicente só voltou a atrapalhar verdadeiramente o Benfica a 12 minutos do final do tempo regulamentar, já depois de Rodrigo e Gaitán não terem conseguido dobrar a vantagem. Mas fê-lo com convicção: Zé Luís, um dos três suplentes que Paulo Alves lançou no tudo por tudo para tentar conquistar o primeiro troféu do clube em provas a eliminar, emendou para a baliza, num pontapé acrobático já perto da pequena área, uma jogada de insistência e fez o 1-1.

A festa minhota durou muito pouco, porém. Um minuto depois de entrar em campo (83’) a substituir Rodrigo, Javier Saviola, pouco utilizado por Jorge Jesus na segunda metade da temporada, fez o 2-1 final, no seguimento de mais uma defesa de Adriano a um remate de Witsel em zona frontal. A bola acabaria por ressaltar para o lado esquerdo do ataque do Benfica e o argentino atirou de pé esquerdo.

A última esperança do Gil Vicente morreria pouco depois nas mãos do guarda-redes Eduardo, após um remate fraco de Hugo Vieira na sequência de uma fuga pela ala esquerda. O “clube surpresa” desta competição mereceu os fortes aplausos dos seus adeptos no final da partida. Portou-se bem, mas o Benfica foi melhor. A Taça da Liga continua a ser uma especialidade benfiquista.


POSITIVO

Rodrigo e Bruno César
O espanhol marcou quatro golos em quatro jogos, mas só foi titular no último. O brasileiro fez duas assistências para golo, uma aproveitada por Rodrigo, outra desperdiçada por Gaitán.
Matic
Deu grande ajuda aos centrais e limpou com serenidade a sua zona.
Adriano
Fez quatro defesas importantes para manter o Gil Vicente na discussão do jogo até ao fim

NEGATIVO

Nelson Oliveira
Cumpriu a quota dos dois portugueses e Jesus tirou-o ao intervalo. Esteve mal.
Rodrigo Galo
Falhou nalguns lances capitais da final.



Ficha de jogo
Benfica, 2
Gil Vicente, 1

Benfica Eduardo, Maxi Pereira, Garay, Jardel, Capdevilla, Matic, Witsel, Bruno César, Pablo Aimar (Cardozo, 62), Rodrigo (Saviola, 82) e Nélson Oliveira (Gaitán, 46). Treinador: Jorge Jesus

Gil Vicente Adriano Facchini, Rodrigo Galo, Halisson, Cláudio, Júnior Caiçara, Luís Manuel (Zé Luís, 56), André Cunha, Richard (João Vilela, 76), César Peixoto, Luís Carlos (Guilherme, 67) e Hugo Vieira. Treinador: Paulo Alves

Árbitro Jorge Sousa, do Porto.

Amarelos Luís Manuel (50'), Gaitán (81'), Saviola (86'), Bruno César (86') e Cláudio (86').

Golos
1-0, por Rodrigo, aos 30’; 

1-1, por Zé Luís, aos 78’; 
2-1, por Saviola, aos 83’.

 

Via Público



publicado por olhar para o mundo às 00:33 | link do post | comentar

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds