Domingo, 6 de Maio de 2012
François Hollande durante a votaçãoFrançois Hollande durante a votação (Philippe Demazes/AFP)

Os franceses elegeram o socialista François Hollande como o seu novo Presidente da República, com 52% a 53,3% dos voltos na segunda volta das eleições presidenciais, dizem as sondagens à boca das urnas feitas por quatro institutos. Nicolas Sarkozy terá obtido 48% dos votos. 

 

19h23: “Os franceses escolheram, desejo boa sorte a François Hollande”, disse Alain Juppé, o ministro dos Negócios Estrangeiros, nos ecrãs da TD1. “Desejamos todos o sucesso da França. NIcolas Sarkozy soube criar um um élan, fez uma magnífica campanha. Não renunciamos às nossas campanhas, vamos empenharmos nas legistivas [primeira volta a 10 de Junho, segunda a 17].”

19h18: Na Bastilha, onde se vai fazer a festa na rua, o ambiente é de euforia, diz o “Guardian”. Milhares de parisienses juntaram-se ali tanto para comemorar a vitória de François Hollande como a humilhação de Nicolas Sarkozy. “As pessoas estão a sorrir, a rir, maravilhosamente alegres e simpáticas – a comportarem-se de uma forma que não é de todo o que se espera dos parisienses em público, que se esforçam bastante por ignorar os outros e serem mesmo desnecessariamente desagradáveis uns com os outros”, diz a jornalista Fiachra Gibbons no site do jornal britânico. “Um grito de ‘Sarko para a prisão” foi assumido por parte da multidão, relata.

19h16: A festa dos eleitores socialistas, em Paris, é na simbólica Praça da Bastilha, que, segundo o jornal “Le Monde”, negrejava de tanta gente que ali estava a acorrer.

19h12: “É uma grande felicidade, que põe fim a 17 anos de reino da direita no Eliseu”, felicitou-se o porta-voz do Partido Socialista Benoît Hamon, em declarações à agência AFP. 

19h00: Os institutos CSA, TNS Sofres e IPSOS concordam em atribuir a vitória a Hollande, que se transformará no segundo Presidente socialista V República, iniciada em 1958, após François Mitterrand (1981-1995). A participação dos eleitores ficará entre 80% e 82%, ligeiramente acima dos valores da primeira volta.

Hollande, que votou em Tulle, na região da Corrèze, na qual é presidente do conselho geral, soube ali dos resultados, tal como na primeira volta. O mais que provável novo Presidente da República, que nunca foi ministro, mas dirigiu o PS durante 11 anos, não era o candidato mais provável contra Nicolas Sarkozy: era visto como demasiado “apparatchick”, demasiado provinciano, demasiado “redondo”, recorda a AFP. Mas desde que os socialistas o escolheram como candidato esteve à frente nas preferências dos franceses. Contou o efeito “anti-Sarkozy”. 

Quanto a Sarkozy, preparava-se a festa da eventual vitória na Praça da Concórdia, e os militantes reuniam-se também na sala de espectáculos da Mutualité. O Presidente cessante já chegou à Mutualité e há informações de que poderá discursar antes da hora prevista (20h30, hora de Lisboa).

 

Retirado do Público



publicado por olhar para o mundo às 19:24 | link do post | comentar

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds