A CIA anunciou ter encontrado um engenho explosivo que, tal como o usado no atentado falhado do Natal de 2009, destinava-se a ser colocado na roupa interior. Trata-se de uma versão mais sofisticada, que teria sido concebida para iludir o controlo de segurança.
As autoridades norte-americanas estão a analisar o engenho que foi detectado por agentes da CIA. Não foram dadas, no entanto, indicações sobre o local onde seria usada a bomba ou o seu alvo, acredita-se que o atentado estaria planeado para a altura do aniversário da morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que morreu a 1 de Maio do ano passado no Paquistão, durante uma operação das forças especiais norte-americanas.
Também não é claro quem foi o autor do explosivo, ainda que as autoridades norte-americanas tenham referido que este tem características muito semelhantes ao que foi usado no Dia de Natal de 2009. No entanto, sublinha a Associated Press, esta bomba mais recente não possui componentes de metal, o que indica que poderia não ser detectada pela segurança dos aeroportos.
As autoridades norte-americanas suspeitam do membro da Al-Qaeda Ibrahim Hassam al-Asiri, que terá construído a primeira bomba. Esta descoberta foi divulgada um dia depois de ter sido anunciada a morte de um líder da Al-Qaeda no Iémen, Fahd al-Quso, na sequência de um ataque com um avião não pilotado norte-americano.
Retirado do Público