Terça-feira, 8 de Maio de 2012

O Euro é daqui a um mês


A um mês do arranque do Campeonato da Europa, os principais nomes das selecções apuradas têm conseguido fugir a problemas físicos complicados e estão quase todos aptos para a competição.


Antes de uma grande competição como o Campeonato da Europa, que se inicia daqui a precisamente um mês (arranca a 8 de Junho com o jogo inaugural entre a Polónia e a Grécia, em Varsóvia), as lesões dos futebolistas são o grande pesadelo dos seleccionadores. Mas quer os treinadores das 16 selecções apuradas para o Euro 2012, quer os adeptos têm tido até aqui boas notícias: as grandes estrelas como Ronaldo, Ribéry, Robben, Van Persie, Iniesta ou Xavi têm sido poupadas às lesões e deverão chegar à prova na Polónia e Ucrânia em condições.

Claro que há sempre más notícias e, desta vez, o seleccionador francês foi um dos azarados. Laurent Blanc ficou a saber este fim-de-semana que não vai poder contar com Bacary Sagna. O lateral partiu a perna no penúltimo jogo da temporada (na 37.ª e penúltima jornada da Premier League) e vai ficar de fora do Euro 2012. O jogador do Arsenal não é a principal estrela da equipa (longe do estatuto de um Benzema, Nasri ou Ribéry), mas a sua ausência vai obrigar a mexidas na defesa francesa.

Como Sagna e a França, a Itália sente a perda de Giuseppe Rossi, avançado do Villarreal, que rompeu os ligamentos da perna direita e não viajará com a selecção azzurra. Parece maldição. O atacante lesionou-se precisamente na mesma zona que o havia atirado para fora dos relvados em Outubro. E a Itália espera ainda a recuperação total de outro avançado, Antonio Cassano. 

O atleta do Milan sofreu um AVC e esteve vários meses sem jogar – colocou-se a hipótese de o italiano nunca mais voltar aos relvados, mas recuperou e participou nas últimas jornadas da Série A. A sua convocatória continua a ser uma incógnita. Não fossem estes dois casos e Cesare Prandelli já tinha a sua dupla atacante, formada com Rossi e Cassano.

Estrelas falham apuramento

A campeã em título, Espanha, vai sentir a falta de David Villa. O avançado do Barcelona lesionou-se no Mundial de Clubes e ainda não regressou à equipa de Guardiola. O seleccionador espanhol Vicente del Bosque já veio dizer que irá esperar até ao "último momento". Esta será, talvez, e pelo menos até ao momento, a principal baixa do Europeu, pois Villa é um dos melhores marcadores da selecção roja.

Se se pode dizer que as lesões não irão afectar o Euro 2012, já as ausências de craques de selecções que não se conseguiram apurar vão deixar água na boca. O galês Gareth Bale, o avançado bósnio Dzeko eliminado por Portugal no play-off, os montenegrinos Stevan Jovetic, talento mediático da Fiorentina, e Mirko Vucinic, vital no recente título da Juventus, são alguns casos. Mas há mais. A Bélgica, por exemplo, falhou a qualificação e não mostra ao mundo Eden Hazard, jogador do Lille, Vincent Kompany, capitão do mais que provável campeão de Inglaterra Manchester City, e Moraune Fellaini, centrocampista do Everton.

Sportinguista Schaars nos primeiros eleitos

Stijnn Schaars é um dos 36 pré-convocados da selecção da Holanda para a participação no Campeonato Europeu. Bert van Marwijk incluiu o sportinguista na lista holandesa, selecção que será adversária de Portugal no Grupo B da competição. O técnico integrou ainda o avançado Ola John, que a imprensa tem anunciado como alvo do Benfica para a próxima época. Destaque ainda para a presença de Ibrahim Afellay, do Barcelona, que esteve lesionado praticamente toda a época, mas é apontado como um dos prováveis 27 que iniciarão o estágio na Suíça, a partir do dia 17.

A Alemanha, outra adversária da selecção de Paulo Bento, também divulgou uma lista de 27 pré-convocados, na qual figuram os principais jogadores germânicos, mas o técnico também promoveu duas estreias, o médio Julian Draxler (Schalke 04), de 18 anos, e o guarda-redes Marc-Andre ter Stegen (Borussia Moenchengladbach), de 20 anos. A Alemanha, que tem até 29 de Maio para divulgar os 23 jogadores definitivos para o Euro 2012, tem jogos particulares agendados para 26 de Maio, em Basileia, com a Suíça, e em 31 de Maio, com Israel, em Leipzig. A equipa alemã defronta Portugal a 9 de Junho, em Lviv, na Ucrânia.

 

Retirado do Público 

 



publicado por olhar para o mundo às 19:20 | link do post | comentar

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds