O primeiro dia completa-se com a Companhia São Jorge de Variedades (Brasil), que, no Espaço Oficina, apresenta “Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa de se mexer”, a partir do universo de Heiner Müller.
Só no dia 28 o FITEI chega ao Porto, em parceria estreita com o Teatro Nacional S. João (TNSJ), onde os Footsbarn Theatre, que têm estado em residência em Guimarães na sua tenda multicultural, apresentam a sua leitura de "A Tempestade", de Shakespeare, intitulado "Indian Tempest". Na sua colaboração com o TNSJ, o FITEI tem duas das suas estreias absolutas, com os Ensemble (Portugal) de regresso a Molière para apresentarem “O doente imaginário”, encenado por Rogério de Carvalho e “As intermitências da morte”, com o grupo brasileiro Ítaca Teatro e os portugueses Trigo Limpo e Quinta Parede, a partir do texto de José Saramago e com encenação de José Caldas.
“As lágrimas amargas de Petra von Kant” são pretexto para duas visões diferentes, uma mais de acordo com o texto original, a do Teatro do Bolhão (Portugal) e outra num espetáculo de teatro e dança pelo grupo Sol Picó (Espanha) que apresenta “Petra, la Mujer Araña y el puton de abeja Maya”.
Segundo a Lusa, o orçamento do festival para este ano é de 220 mil euros, contra uma estimativa inicial de 380 mil euros, enquanto em 2011 foi de 315 mil euros. Em declarações na conferência de imprensa, o director Mário Moutinho disse que “o FITEI, bem como outras estruturas das artes cénicas em Portugal, sofreram um corte brutal de 38%”. Com menos dinheiro do Estado, que representava cerca de 50 por cento do orçamento, o festival também fica com capacidade mais reduzida para encontrar a outra metade do dinheiro. “Os próprios mecenas estão com alguma dificuldade para apoiar o festival e dizem-nos que se é um festival mais pequeno é mais difícil apoiarem”, afirmou Mário Moutinho, citado pela Lusa.
Esta edição conta com extensões a Felgueiras, Faro, Viseu e Guarda e ainda dois espectáculos fora de portas em Coimbra e Santa Maria da Feira, em parceria com o Teatrão e o Imaginarius.
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