Quarta-feira, 6 de Junho de 2012

MOVIMENTO NA NET PROCESSA EX-PRESIDENTE DO BANKIA

Passaram palavra através da internet e em 24 horas reuniram 15 mil euros para formalizar uma queixa de cidadãos contra Rodrigo Rato, ex-presidente do Bankia, e o conselho de administração do banco resgatado da bancarrota pelo Estado espanhol. A campanha foi lançada pelo movimento 15MpaRato, associada aos indignados, e teve logo no primeiro dia mais de mil contribuintes.

Para conseguir o dinheiro, o 15MpaRato recorreu ao crowdfunding, sistema de financiamento público através da internet, na plataforma Goteo. Originalmente, tinha definido um prazo de seis dias para o conseguir, mas só precisou de um. Esta manhã já tinha juntado 19.143 euros. «Não ponham mais dinheiro! Objetivo de #RatoFunding cumprido», avisam agora no Twitter.

«Isto dos bancos não é bancarrota, é uma fraude. Nem mais um euro para os bancos» é o lema do movimento, que diz ao que vai num blogue dedicado a este tema: «Acabou-se a impunidade. Vamos resgatar-nos com o dinheiro que nos roubaram os banqueiros, especuladores e políticos. Um a um, gota a gota, Rato a Rato. Não devemos, não pagamos. Eles devem, eles pagarão.»

Conseguiram reunir 15 mil euros em 24 horas. «Eles devem, eles pagarão», diz movimento 15MpaRatoOs promotores da iniciativa fizeram as contas e concluíram que precisavam de 15 mil euros para arrancar com a queixa, que será apresentada na Audiência Nacional, tribunal superior espanhol, acusando os implicados de delitos empresariais, falsificação de documentos, publicidade enganosa e administração desleal.

Para avançar o movimento precisava de ter do seu lado acionistas dos bancos dispostos a subscrever a queixa, para reclamar perdas sofridas. Nesta quarta-feira os seus responsáveis informaram que já têm mais de 50 acionistas, além de «numerosos cidadãos voluntários» dispostos a oferecer-se como testemunhas e a contribuir com dados que suportem as acusações de alegadas irregularidades cometidas no Bankia.

O advogado que vai representar a causa, Juan Moreno, explicou à Europa Press que há cerca de 40 mil acionistas minoritários afetados pela entrada do Bankia em bolsa, em 2011, e que será à partida apresentada queixa contra 16 ex-conselheiros do Bankia que aprovaram esse processo. Admite ainda que a queixa possa ser extensiva a mais pessoas, incluindo responsáveis do Banco de Espanha, a CMVM espanhola e as empresas auditoras.

O 15MpaRato pede ainda à justiça para investigar a reformulação das contas de 2011 apresentada em maio pelo BFA, dono do Bankia, que passou de 300 milhões de lucros declarados em fevereiro para 3.318 milhões de prejuízos.

 

Retirado de PUSH



publicado por olhar para o mundo às 20:37 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds