Segunda-feira, 21 de Março de 2011

Logotipo da campanha Censos 2011

Os Censos realizam-se de 10 em 10 anos, são obrigatórios (Lei 22/2008 de 13 de Maio) e permitem obter uma melhor noção em Portugal de quem é quem e como é. Isto porque provavelmente a Segurança Social não os consegue contar ou o Governo não aprendeu a somar as contas das pessoas que fazem Bilhetes de Identidade e o Cartão de Cidadão versus as pessoas que entram nos cemitérios, e ver quantos ainda estão por cá.
Neste texto falo problemas na linha telefónica, no site e na informação falsa colocada no RIPE.net.

 

site

 

site censos2011.ine.pt esteve offline até perto da uma da manhã conforme anunciei no meu Twitter. O mais engraçado é que no dia 20 o site estava online. Hoje, pelas 9h o site encontra-se online mas lento. É de notar que houve há uns meses um problema grave em que no dia de Eleições para a Presidência da República o estado teve problemas informáticos semelhantes. Se o Governo veio a público dizer que as pessoas responsáveis já tinham sido “despachadas”, penso que nem para despachar pessoas o Governo consegue fazer um bom trabalho. Estará talvez na hora do segundo round?

Visualização do relógio e da informação do site do Censos 2011 offline(clica na imagem para ampliar)

Uma das minhas preocupações é ter um site acessível. O facto de o ter acessível para mim, é simplesmente ter a possibilidade de navegar no site sem qualquer problema, mas que isso se estenda a qualquer tipo de deficiente que tente navegar no site: seja visual, físico, cognitivo, etc.
O Governo decidiu colocar o Símbolo da Acessibilidade na Web e ao lado o ícone do nível AA do WCAG 1.0. De notar que o WCAG 2.0, as normas mais recentes de acessibilidade, são recomendadas desde 2008. Em 2011, o INE decidiu usar algo que está obsoleto há três anos. E mesmo assim, usando um validados chamado de Examinator, encontramos erros de validação porque a página remete para um “302 found” em vez de remeter para a página que devia. Ou seja, mais um showoff do nosso Governo que tanto diz que gosta de ajudar os mais necessitados. No entanto, os problemas com ajudas técnicas continuam. Querem ajudar? Assinem a petição.

 

O telefone

 

Ontem dia 20 tentei contactar telefonicamente os Censos 2011 pelo 800 22 20 11. Escolhi uma opção e fui encaminhado para um operador. Esperei mais de meia hora a ouvir música. Quando fui ver o horário de funcionamento descobri que era só nos dias úteis. Ou seja, acho que andei a pagar uma chamada grátis desnecessariamente durante meia hora. Não entenderam? Eu explico: a chamada é grátis, não havia um aviso do horário de funcionamento e por isso, mais tarde, eu como contribuinte irei de certa forma pagar esta chamada e a incompetência do aprovisionamento de uma linha telefónica. Podia estar à espera uma hora, se calhar ia dar ao mesmo.

Hoje tentei contactar várias vezes desde as 9h da manhã, o número não se encontra disponível nem da rede fixa nem da rede móvel.

 

A falsa informação no RIPE.net

 

RIPE é a entidade Internacional responsável pela atribuição e pelo “label” dos IPs em Portugal, ou seja, é lá que obtemos a informação de quem é quem na Internet ou a quem é que um determinado IP ou uma determinada range de IPs pertence. Neste caso como sou geek, decidi ir ao RIPE pesquisar os contactos oficiais. Primeiro, fiquei realmente espantado pelo INE ter o seu próprio netblock, ou seja, um bloco de IPs só para eles. E depois,fiquei horrorizado: o contacto telefónico estava inválido. Relembro que nos domínios de Internet colocar falsas informações em domínios de Internet significa que podemos perder o domínio se o registar for muito rígido – ou as informações muito graves. Será que o INE poderá perder o seu range de IPs por isto? Claro que não. É Governo, e o Governo está imune a tudo e todos!

O facto é que continuo sem poder tirar dúvidas sobre o Censos, não é claro se o site é realmente acessível após o login porque a minha senha não funciona (daí ter que tirar dúvidas) e que uma entidade Governamental colocou falsa informação – seja por erro ou não – nos seus IPs.  Contra factos, não há argumentos. Já passaram 10 horas e meia do dia 21, o dia oficial do lançamento de algo que me parece ter sido um fracasso, tal como as Eleições. E agora a quem vamos atribuir as culpas?

 

Rui

 

Via Rui Cruz Weblog



publicado por olhar para o mundo às 13:45 | link do post | comentar

19 comentários:
De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 15:34
Onde está a falta de profissionalismo??
Ainda falta até 10 de Abril(está mesmo com pressa para responder aos censos)...
Você queria um telefonista para cada habitante?Porque não tentou tirar as dúvidas com o recenseador??




De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:06
Eu compreendo a sua falta de conhecimento no assunto em questão,mas nesse caso seria melhor informar-se primeiro antes de tentar defender o indefensavel.
Como 4a frase no envelope aparece ao comum do Português -"Responda preferencialmente no dia 21 de março".
Eu parto do principio que se me pedem para responder preferencialmente no dia X eu tente fazê-lo.Ao invés de cidadaos como o sr. que esperará para o ultimo dia.
É lamentavel que se anuncie durante semanas os censos e que chegado ao dia se tenha tamanhos problemas.
Se dão ao povo português a possibilidade de preencher os questionários de dia X a dia Y devem respeitar essas datas.
Quem lhe disse a si que tenho disponibilidade para o fazer noutra altura que não esta?

P.S.-Nao dá faz-se depois..........esse infelizmente é o problema do nosso país.


De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:08
Ainda devo acrescentar que o seu comentário acerca da minha pressa para preencher o censos é simplesmente irrisório quando você proprio diz que os preencheu ás 8horas da manha....so para rir mesmo.


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 16:45
Em relação à minha falta de conhecimento,como não sabe vou-lhe disser,eu sei do que falo porque trabalho para o INE,e sim eu sei o que o envelope diz,diz responda preferencialmente dia 21 de Março,preferencialmente quer dizer para responder caso seja possivel nesse dia!(uma breve explicação do porque preferencialmente 21 de Março,se uma pessoa vier a falecer dia 22 de Março ou até 24 de Abril e não tiver respondido ao questionário,essa pessoa já influenciou a estatística porque no dia 21 estava viva e depois faleceu....)
E também pede-se que se responda nesse dia porque este é o dia censitário,e tem perguntas sobre este dia,você pode perfeitamente responder amanhã ou 10 de Abril caso queira desde que se lembre do que fez neste dia...
E como diz a seguir,não,não esperei pelo ultimo dia!
E como diz e bem dão a possibilidade de responder de x a y,ou seja de 21 de Março a 10 de Abril.Que eu saiba hoje são 21 de Março e não 11 de Abril.
Se você não tem disponibilidade para responder noutra data deveria ter informado isso ao recenseador,ou deveria ter ido à sua Junta de Freguesia responder os questionários em papel.
Em relação ao não dá faz-se depois,é um bocado incoerente visto os prazos estão estabelecidos e ainda estarmos dentro dos prazos,pelo seu comentário quem diria que ainda falta 5 semanas para acabar...e caso não saiba assim que responder pela internet o recenseador da sua área é informado, e se passar o dia 10 de Abril e ele não for informado ele tem que passar em sua casa até 24 Abril para voce preencher em papel

P.S. (de 11 de Abril a 24 Abril entregas exclusivas em papel)

Data limite de entregas dos questionário:24 de Abril

Em relação ao seu outro comentário que você acha irrisório,para já você é incoerente visto que num comentário critica-me porque diz que vou deixar para o fim e noutro critica-me porque respondi às 8h.
O facto de dizer que respondi às 8h não teve a ver com pressa,só quis dizer que não tive problemas no site em responder,e quando lhe digo que você deve estar com pressa em responder (caso não tenha percebido eu estava a ser sarcástico) não teve a ver com a pressa com que voce tentou responder(isso até prova o seu cívismo,e que eu aplaudo) mas sim a pressa com que você criticou, mesmo quando ainda estamos dentro do prazo.
Você tem todos os motivos para criticar caso não tenha conseguido responder aos questionários até dia 10 de Abril,e tinha toda a razão no que diz caso em vez de preferencialmente dissesse obrigatório,o que não é o caso.

Para concluir tem razão quando diz que o problema do País e deixar tudo para a última,mas para mim o principal problema do País é a falta de civismo e a critica fácil(sempre destrutiva), eu aplaudo todas as criticas desde que sejam construtivas, e eu aqui só vi criticas destrutivas.Já que tiveram tanta facilidade em criticar o trabalho dos outros,gostava de ver aqui alguem dar uma sujestão de como tudo isto poderia ter corrido melhor,isso sim gostaria de ver,mas como é mais fácil destruir do que criar duvido que vá aqui ver algum comentário desses.
Cumprimentos


De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:50
Amigo...podiamos estar nisto o dia todo que nada do que você possa dizer (escrever) apaga a burrada em que se encontra este primeiro dia de recenseamento geral da população.


De Valter Cardoso a 21 de Março de 2011 às 16:53
Deixo aqui um screen para que se veja o que aparece ao tentar ir ao site do INE.

http://img12.imageshack.us/i/censos.png/

[URL=http://img12.imageshack.us/i/censos.png/][IMG]http://img12.imageshack.us/img12/1038/censos.png[/IMG][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]


De Ricardo Murtinho a 21 de Março de 2011 às 17:04
Sim,sr. Valter, de facto gostaria que tudo tivesse corrido bem neste primeiro dia,lamento que não tenha corrido, mas eu não estou a tentar desculpar que as coisas não tivessem corrido bem neste primeiro dia(até já era algo todos nós previamos que pudesse acontecer devido à grande afluência que teve à mesma hora),mas o INE fez um esforço e este ano incluiu a resposta pela internet para facilitar a vida a toda a gente,a ísto chama-se evoluir,porque era muito fácil continuar só com os questionários em papel!!
O que eu critico é a critica fácil,quando ainda é,e você diz muito bem,o primeiro dia de resposta pela internet!

Se você conhecer um País que seja perfeito e onde tudo corra sempre tudo bem por favor diga-me que eu vou logo para lá...


Comentar post

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds