Sexta-feira, 25 de Março de 2011
A vida de saltos altos - O mito da banana

 

É um dos alimentos prontos a comer mais soberbos que a natureza nos dá, e é injustamente rotulado como hipercalórico. Tantas dúvidas, questões e desconfianças se criaram em torno deste fruto. Vamos desmistificar este assunto.

É muito recorrente em prática clínica colocarem questões dos mais variados temas, sendo a fruta, e em especial a banana, a que levanta mais dúvidas.

 

A banana é um alimento muito rico, especialmente em potássio, magnésio e fibra, para além de conter outras substâncias, tais como, ferro, vitamina B6, vitamina C, zinco e ácido fólico.

1. A banana engorda ?

Não. O que irá engordar será o consumo diário de calorias da dieta (desde que acorda até quando se deita), e não a caloria individual de cada alimento. De entre as várias frutas, a banana pode ser uma das mais calóricas, mas não é necessário ser eliminada da nossa dieta, o importante na fruta é variar o mais possível, e optar pelas frutas da época, de modo a conseguir um aporte de vitaminas e minerais bastante interessantes. Se é daquelas pessoas que lhe apetece uma banana mas em vez disso vai optar, por exemplo, por um iogurte de aromas normal, que podem rondar as 140 calorias.

 

Em termos práticos se olharmos para as calorias de várias frutas, temos:

 

 

2. Qual a fase de maturação da banana mais recomendada?

O ideal é consumir a banana, ou qualquer outra fruta, no seu estado mais verde. Isto porque, quando ela está nesta fase mais é essencialmente constituída por água e amido (proporciona mais saciedade e controla melhor a fome), e à medida que a fruta vai amadurecendo, o amido vai-se transformar em açúcares mais simples (frutose - açúcar da fruta).

3. É verdade que os sumos de banana (ou outros frutos) engordam mais do que comer a própria fruta ?

Sim. Isto porque, normalmente, para fazer um sumo colocam-se várias peças de fruta, por exemplo, se fizer um sumo de laranja e este levar 3 laranjas estamos a falar de aproximadamente de 250 calorias, enquanto se comer uma laranja grande apenas ingere 84 calorias. Assim sendo, vai ter um produto rico em açúcar de fruta (frutose, glicose ou sacarose), com pouca fibra (a maior parte fica no espremedor), e se não consumir o sumo de imediato vai encontrar uma redução do teor de vitaminas, nomeadamente da vitamina C, que é facilmente oxidada.

4. É verdade que comer banana à noite não é recomendado ?

Não existe horários melhores ou piores para consumir fruta, esta pode ser consumida em qualquer horário, tudo depende do seu dia alimentar, o que já consumiu durante todo o dia, se irá logo dormir, mas acima de tudo há que ter em atenção se sofre de alguma patologia, nomeadamente a diabetes, o que será desaconselhado.

5. Comer banana reduz as cãibras ?

Sim pode reduzir, mas não evitar totalmente, isto porque as cãibras podem surgir por vários motivos: falta de cálcio, produção de ácido láctico (quando se faz força muscular), má hidratação durante o exercício físico, ou pela falta de potássio. A banana sendo uma fonte bastante rica em potássio pode realmente contribuir para o desaparecimento de cãibras (se este for o motivo das mesmas).

Esta fruta é um bom alimento para se consumir antes de fazer exercício (cerca de 40 a 50 minutos antes), pois a presença de amido vai aumentar a energia de uma forma mais prolongada, ao passo que outras frutas apresentam apenas frutose, que é um hidrato de carbono simples, de rápida absorção, com a libertação de energia momentânea.

Pode, por exemplo, fazer um batido antes dos treinos com: 1 banana pequena (tipo da madeira) + Frutos secos (cerca de 15 g, por exemplo, 3/4 nozes) + 200 ml de bebida de soja natural = 300 calorias

E esclarecendo alguns mitos sobre este maravilhoso fruto, penso que será altura de o deixar de culpar pelos quilinhos a mais na balança, tal como citou Antoine de Saint-Exupéry "A verdade não é, de modo algum, aquilo que se demonstra, mas aquilo que se simplifica".

 

Via A vida de saltos altos



publicado por olhar para o mundo às 19:24 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
posts recentes

Morreu Eusébio

Unesco consagra Dieta Med...

Morreu Nelson Mandela: A ...

Alejandro Sanz: 'A música...

Dulce Félix vice-campeã e...

Teatro, Festival de Almad...

Festim recebe Kimmo Pohjo...

Curta portuguesa entre as...

ARRISCA DEZ ANOS DE PRISÃ...

Maioria das mulheres alem...

arquivos

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Dezembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

comentários recentes
Ums artigos eróticos são sempre uma boa opção para...
Acho muito bem que escrevam sobre aquilo! Porque e...
Eu sou assim sou casada as 17 anos e nao sei o que...
Visitem o www.roupeiro.ptClassificados gratuitos d...
então é por isso que a Merkel nos anda a fo...; nã...
Soy Mourinhista, Federico Jiménez Losantos, dixit
Parabéns pelo post! Em minha opinião, um dos probl...
........... Isto é porque ainda não fizeram comigo...
Após a classificação de Portugal para as meias-fin...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Posts mais comentados
links
blogs SAPO
subscrever feeds